Página inicial > Últimas Notícias > Prestes a completar um ano, Dicom lança pesquisa sobre Política de Comunicação da UFT
MARCO

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 12h12 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 09h39

Com o objetivo de avaliação e acompanhamento da Política de Comunicação, a Diretoria de Comunicação (Dicom) lançou pesquisa de opinião voltada para servidores - docentes e técnicos administrativos -, alunos e funcionários terceirizados da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com os resultados, a Dicom quer saber o quanto a Política é conhecida e foi assimilada pela comunidade universitária ao longo deste seu primeiro ano, e também no que ela pode melhorar. O questionário está disponível aqui e pode ser respondido via internet por usuários logados com o e-mail institucional (@uft). Não é necessário se identificar para enviar respostas.

Instituída pela Resolução n° 022/2016 do Conselho Universitário  a Política de Comunicação da UFT completa no dia 26 de outubro um ano. Elaborada por uma comissão interdisciplinar, o documento de 32 páginas estabelece conceitos, diretrizes de atuação, objetivos e públicos prioritários da comunicação na universidade. Além disso, define responsabilidades da Dicom, de gestores e dos servidores em geral da Instituição nos processos de comunicação organizacional.

"A Política é um marco e uma conquista da UFT tendo em vista que apenas 5% de todas as universidades federais do país possuem, efetivamente, suas políticas de comunicação institucionalizadas", destaca a vice-presidente da comissão de elaboração do texto, Bianca Zanella. "Além disso, um diferencial importante é que ela propõe para a Universidade uma comunicação integrada e em rede ao instituir a figura dos agentes de comunicação como colaboradores de referência, reforçando a ideia de autonomia, participação e descentralização nos processos de comunicação", acrescenta a jornalista.

A Política de Comunicação fundamenta outras normativas editadas pela Dicom, como o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais (atualizado em 2016), o recém-lançado Guia de Relacionamento com a Mídia e o Manual de Identidade e Uso da Imagem da UFT, que deve ser finalizado em breve.

"A Política é uma base importante porque nos permite continuar avançando em termos da comunicação na Universidade de forma estratégica, planejada e consistente", afirma o diretor de Comunicação, Kleber Abreu. Ele pondera, contudo, que apenas a normatização não é suficiente para que a sua implantação seja efetiva. "Entendemos que é fundamental um trabalho continuado de divulgação, capacitação e também de discussão e avaliação do que está posto na Política, de modo que ela se mantenha viva e adequada à realidade da Instituição", completa o diretor.

Curso

Como forma de reforçar e divulgar as diretrizes a Dicom está promovendo nos câmpus Oficinas de Comunicação. As primeiras ocorrem esta semana em Araguaína e Tocantinópolis, e as próximas estão previstas para ocorrer em novembro nos câmpus de Gurupi e Arraias.

marcador(es): Dicom,Home