Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projetos, ações e palestras marcam participação da UFT na Fenepalmas
Início do conteúdo da página
EVENTO

Projetos, ações e palestras marcam participação da UFT na Fenepalmas

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 12h25 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 13h24

A Universidade Federal do Tocantins está presente na Feira de Negócios de Palmas (FenePalmas) com vários projetos, ações e palestras com professores da instituição. A Feira terá início nesta terça-feira, no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues com o tema "Empreender sem fronteiras". O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A expectativa é que o evento reúna cerca de 50 mil pessoas até o próximo sábado (dia 26), e previsão de movimentação financeira em torno de R$ 50 milhões.

Centro de Convenções Arnaud Rodrigues abriga a Fenepalmas este ano (Foto: Júnior Suzuki / Prefeitura de Palmas-Divulgação)Centro de Convenções Arnaud Rodrigues abriga a Fenepalmas este ano (Foto: Júnior Suzuki / Prefeitura de Palmas-Divulgação)

Bazolli diz que projeto integra acadêmicos, pós-graduandos e secundaristas (Foto: DPE-TO/Divulgação)Bazolli diz que projeto integra acadêmicos, pós-graduandos e secundaristas (Foto: DPE-TO/Divulgação)Um dos projetos da UFT que será desenvolvido na Fenepalmas é o "Nós Propomos". O projeto consiste em apresentações de alunos de escolas públicas da rede Estadual de ensino sobre a melhoria dos problemas urbanos. A apresentação ocorre nesta quarta-feira (23), das 14h às 18h. Serão apresentados dez projetos de seis escolas.

De acordo com o professor João Bazolli, coordenador do projeto "Nós Propomos", a apresentação dos alunos será oral, acompanhada de slides e terá duração de até dez minutos para cada grupo. O professor explica ainda que o projeto é um extensão dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Os alunos graduando e pós-graduandos desses cursos passam pelas escolas levando informação através de palestras sobre as temáticas que envolvem a cidade como planejamento, legislação, espaço público, entre outros. "O objetivo é essa integração entre acadêmicos, pós-graduandos e alunos secundaristas para levantar problemas que existem na cidades e propor soluções", pontua.

 

Jardim Autônomo

Projeto permite o gerenciamento de jardins de forma remota (Foto: Samuel Lima/Dicom (Foto: Samuel Lima/Dicom)Projeto permite o gerenciamento de jardins de forma remota (Foto: Samuel Lima/Dicom (Foto: Samuel Lima/Dicom)Na Feira do Empreendedor, sob responsabilidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ficará o Jardim Digital, projeto que envolve acadêmicos e professores do curso de Ciências da Computação da UFT. O Jardim integra um projeto de arquitetura montado na Vila Inteligente, dentro da Feira do Empreendedor, que está instalada no estacionamento do Centro de Convenções. Neste espaço, os estudantes e docentes da UFT apresentarão um aplicativo que oferece ferramentas e recursos inteligentes para gestão e monitoramento remotos de pequenos espaços de natureza, em especial jardins residenciais ou comerciais.

O projeto Jardim Autônomo consiste em um conjunto de soluções e equipamentos customizáveis para gerenciamento de jardins, sendo composto por uma série de sensores diferentes (de umidade do solo, de umidade do ar, de temperatura e de luminosidade). Os sensores podem ser gerenciados por um microcontrolador central, o qual por sua vez é equipado com uma interface de comunicação wifi que permite o envio e recebimento de informações pela internet.

 

Economia

Professor Alivínio Almeida falará sobre Economia e Negócios (Foto: Arquivo Pessoal)Professor Alivínio Almeida falará sobre Economia e Negócios (Foto: Arquivo Pessoal)Nesta terça-feira (22), durante a Feira, será realizado o Encontro de Economistas do Tocantins, no auditório 03. O professor Alivínio de Almeida, do colegiado do curso de Ciências Econômicas da UFT e também do Conselho Regional de Economia (Corecon), proferirá palestra sobre Economia e Negócios. "O foco é mostrar como o conhecimento da Economia pode auxiliar no desenvolvimento dos negócios", pontuou o professor que ministra disciplinas relacionadas à Economia e Negócios e também Empreendedorismo no curso de graduação na UFT.

Almeida destaca que sua palestra não será de cunho acadêmico e sim para mostrar como  a interlocução do conhecimento acerca da economia pode contribuir para o desenvolvimento das empresas e também em questões relacionadas com o empreendedorismo - que é o mote principal da Fenepalmas. A palestra de Almeida ocorrerá a partir das 19h, durante o Encontro de Economistas.

 

 

Nutrição

Professora Tatiana Evangelista profere palestra sobre Ficha Técnica de Preparação  (Foto: Arquivo pessoal)Professora Tatiana Evangelista profere palestra sobre Ficha Técnica de Preparação (Foto: Arquivo pessoal)Com a palestra "A Importância de ficha técnica de preparação para restaurantes", a professora Tatiana Evangelista (do colegiado do curso de Nutrição) vai falar sobre a ferramenta e sua relevância para os negócios relacionados ao setor de restaurantes. É a segunda vez que ela participa da Feira de Negócios de Palmas proferindo palestra - ano passado falou sobre a gastronomia como negócio. "Este ano será mais específico para o setor (de restaurantes). Com a Ficha Técnica de Preparação é possível fazer o levantamento de custos de forma mais facilitada e também permite a padronização das receitas", pontua a professora.

Ela adiantou que também falará sobre as informações nutricionais das receitas, tendo em vista a abertura do mercado para a alimentação mais voltada para os praticantes de atividades físicas. "A Ficha Técnica de Preparação também permite que tenhamos as informações nutricionais. Só conseguimos ter essas informações se tiver uma ficha técnica bem elaborada", diz Tatiana. A palestra dela ocorrerá na quinta-feira (24), no auditório 06, a partir das 19h, segundo a programação da Fenepalmas.

Fim do conteúdo da página