Página inicial > Últimas Notícias > Workshop esclarece dúvidas de servidores quanto às páginas institucionais

Workshop esclarece dúvidas de servidores quanto às páginas institucionais

Por Erica Regina Ferreira | Supervisão: Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 16h17 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 10h48

Na manhã desta terça-feira (20), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) junto à Diretoria de Comunicação (Dicom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizaram no Câmpus de Palmas, o Workshop Atualização de Páginas Institucionais Setoriais no Portal UFT (minihomes).

Páginas institucionais seguirão padrão doPortal UFT (Foto: Erica Regina)

Secretários e coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu (doutorados, mestrados e especializações) foram o público-alvo deste evento. A jornalista Bianca Zanella foi a responsável por ministrar o workshop, e com ela, os servidores puderam tirar dúvidas sobre aspectos das páginas institucionais, o funcionamento do sistema UFT Docs, e do novo sistema Agenda UFT.

Bianca explica que o projeto já vem desde 2013 com objetivo de padronizar e aprimorar as páginas dos cursos de graduação e pós-graduação. “Com a mudança do site da UFT para o padrão de sites do poder executivo federal, a gente teve a possibilidade de implantar novas funcionalidades nessas páginas, como o módulo de notícias relacionadas e agenda, por exemplo. São ferramentas importantes para sistematizar as informações sobre o que acontece na universidade”. Existe ainda a possibilidade de disponibilizar o conteúdo das páginas traduzido para inglês e espanhol.

A apresentação foi pra explicar quais os procedimentos de atualização destas páginas: como funciona, qual a estrutura e quais conteúdos podem ser acrescentados. As páginas são atualizadas conforme as informações vêm sendo repassadas. Até o momento são duas de graduação e 10 de pós-graduação, listadas ao fim do texto. As respostas para perguntas frequentes estão disponíveis no Portal UFT.

A secretária da Diretoria de Pós-graduação, Juciene Araújo, conta o que achou do workshop e explica a necessidade e a importância de se manter as páginas setoriais institucionais organizadas e atualizadas. “Precisamos alinhar a política em relação às páginas eletrônicas da pós-graduação; essa demanda é uma exigência da Universidade, e, sobretudo, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que avalia os cursos e suas páginas a cada quatro anos. O workshop vem para ajudar no que se refere à padronização das páginas, e assim, nos sairmos bem nas próximas avaliações”, declara.

Segundo a servidora, muitos programas institucionais tinham páginas eletrônicas independentes, e isso poderia prejudicar a imagem da Instituição. “Por muito tempo enfrentamos dificuldades em relação à padronização das páginas, pois muitos dos programas institucionais tinham páginas separadas do portal oficial da UFT; então, esse trabalho da Dicom junto à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFT) de trazer as páginas para dentro do portal é fundamental. Além disso, uma página eletrônica institucional com as informações e documentos de todos os setores organizados e atualizados causa boa impressão em qualquer público, seja interno ou externo”, conclui.

Páginas disponíveis
Graduação