Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro coletivo do Curso de Pedagogia aborda vivências na Comunidade do Mimoso
Início do conteúdo da página
Lançamento nesta quinta-feira

Livro coletivo do Curso de Pedagogia aborda vivências na Comunidade do Mimoso

Por Paulo Aires | Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 18h28 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 11h20

Capa do livro Educação e Cultura (Foto: Divulgação)Fruto do projeto de extensão “Educação e Cidadania”, nesta quinta-feira (9), às 17h, será lançada a obra coletiva “Educação e Cultura: O olhar e o Sentir no Chão do Mimoso”, sob coordenação e autoria da professora Magda Suely Pereira da Costa, do Curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias. O evento ocorrerá no auditório da Câmara de Vereadores de Arraias.

O lançamento integra a programação promovida pela Vara do Trabalho de Dianópolis, pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A obra reúne trabalhos realizados no período de 2012 a 2015, prosa e verso, da coordenadora do projeto e dos estudantes do Curso de Pedagogia, nas ações do projeto vinculadas às disciplinas de Didática e Planejamento e Gestão da Educação, ministradas pela professora Magda Suely. Os trabalhos escritos referem-se às oficinas e ao convívio com a Comunidade Quilombola do Mimoso, município de Arraias/TO, como memória do que viram e sentiram.

 

O projeto e o livro

A professora Magda Suely vem desenvolvendo, desde o ano de 2009, um trabalho de extensão como consequência da seguinte indagação: quais os porquês da desigualdade social no entorno da cidade? E de uma percepção: há falta de conscientização política.

“A proposta junto ao Kalunga do Mimoso tem por objetivo incentivar a Comunidade a tomar consciência da necessidade de maior participação na esfera pública, bem como, a consciência do seu próprio destino dentro da sociedade em que vivem. Essa tomada de consciência implica, portanto, numa ação que move o indivíduo a inserir-se e participar em sua comunidade, requer vivência e prática de cidadania”, destaca Magda Suely.

Profª Magna Suely - organizadora do livro (Foto: Arquivo Pessoal)Na apresentação do livro, Magda Suely discorre que o sentido do projeto é contribuir com o desenvolvimento dos atores da comunidade, proporcionando-os vivenciar experiências novas e comuns ao seu modo de viver. Em todos os conteúdos, a tentativa busca assegurar-lhes a dignidade humana e o exercício efetivo dos direitos fundamentais. Esse espaço é caracterizado pela partilha comunitária, oportunidade singular para que as diferentes linguagens e expressões culturais se manifestem, interajam e sejam valorizadas.

Ainda sobre a obra, a professora acrescenta: “Você encontrará os poemas produzidos por aqueles acadêmicos envolvidos no Projeto que constituem este livro coletivo. Por que coletivo? Porque traz a representação do olhar e do sentir da autora e dos acadêmicos que lá estiveram no período de 2012 a 2015.”

 

A visão de um egresso do projeto

Breno Suarte Cruz - Pedagogo, egresso do projeto (Foto: arquivo pessoal)Breno Suarte Cruz concluiu o curso de Pedagogia e trabalha na educação, no município de Gurupi. É um dos autores dos poemas do livro. Sobre o projeto, ele entende que proporcionou aos participantes momentos de crescimento acadêmico e pessoal. “Todo o trabalho desenvolvido na Comunidade do Mimoso resultou não apenas nos escritos que produzimos, mas também num abrangente processo de interação e reflexão política, social e cultural”, opina Cruz; e acrescenta que ter um texto publicado no livro “engrandece-me não apenas em currículo, mas sobretudo na oportunidade que tive de comunicar aos leitores um pouco da minha vivência no período do projeto.”

Para o professor George França, que assina o prefácio do livro, “Percebe-se com esse conjunto de poemas, a história, a sensibilidade, as alegrias, as esperanças e, sobretudo, a beleza de um povo que historicamente luta pelo seu espaço e reconhecimento”, escreve.

 

Exposição fotográfica e documentário

Dentro do mesmo projeto, foi montada uma exposição fotográfica que, além de Arraias, circulou pelas cidades de Arraias, Natividade e na Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Campos Belos.

A professora Magda Suely manifesta o objetivo de produzir um documentário sobre as atividades do projeto realizadas no biênio 2016/17.

Relação dos colaboradores, com Poesias
Laurentina Santos Souza, Marly Santos Silva, Elane Alves Cardoso, Geane Daysara Oliveira, Deyvison Bispo, Fábio Barreto Damascena, Ley Dayane F. Cunha, Ronária T. Batista, Mª das Graças Damascena, Natália S. Cardoso, Advanira de Melo Vidal, Fabiana B. S. Rodrigues, Valdimária R. Costa, Natana S. Rodrigues, Kaline Matias, Amanda S. Oliveira, Mª de Jesus C. Silva, Thais R. Mascarenhas, Rosiene J.Costa, Tamyares A. da Cruz, Eliana P. Vieira, Mª José Maboni, Acassio G. da Costa, Arilthon Romulo Cavalcante, Patriciana Silva, Lidian Almeida Gomes, Gomes, Luana Lombardi, Sidineia Fernandes de Oliveira, Luênia Gabriele G. Adriana, Ana Rosa Rodrigues da Silva, Marisa Silva de Oliveira, Elcimar Cardoso Valadares, Mariana Morais, Magda Costa, Breno Suarte Cruz, Edirronick S. de Melo, Anilce P. dos Santos, Maria Aparecida de Matos, Lívia Ferreira, Elida L. Miranda, Sandra Evangelista, Adão Francisco Reges, Jeferson Dias dos Santos, Mayke Deyvison A. Santos, Leticia J. Alves, Carla Danielly Paiva, Vania Alves Pacheco, Carolina S. C. Santos, Elilda A. da Silva, Katiane M. Silva, Lauana Carvalho, Karina L. Oliveira, Kellyane Prado, Rainiquelen F. Guimarães, Jéssyca Almeida, Durcilene R. dos Santos, Edelvania M. de Almeida, Cristiele P. C. Fernandes, Frederico D. S. Ribeiro, Divina Marcia Oliveira, Ivan Dias, Regilene P. Damião, Mylena G. Barreto, Dandara Soares, Maraynne Pontes, Danielly M. Rodrigues, Arlan A. Vieira, Amanda A. Moreira, Keila Braga, Ronicleia C. da Silva, Cleonice S. Ribeiro, Rogerio Gonçalves, Luciana R. Pereira, Renata M. A. Costa, Silvaneide Ferreira, Reginaldo F. Soares e Kelic Gonçalves Costa.

Posfácios
O livro “Educação e Cultura: O olhar e o Sentir no Chão do Mimoso” traz também dois posfácios assinados por Sandra Nara Bernardo Silva, juíza da Vara de Dianópolis/TO; e Paulo Cezar Antun de Carvalho, procurador do Trabalho.

Sobre a organizadora
Doutora em Sociologia pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB, 2008). Pós-doutora pela Universidade Federal Sergipe/ Universidade de Paris (2014). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB, 2000). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (1980). Especialista no Método Montessori pelo Instituto Pedagógico Maria Montessori (SP, 1978-1981). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins.

registrado em:
marcador(es): Arraias,Home
Fim do conteúdo da página