I Fórum de Cultura: Câmpus da UFT debatem propostas para o plano de cultura

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 12h21 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 10h39

O I Fórum de Cultura da UFT reuniu na manhã desta quarta-feira (30), professores representantes dos sete câmpus com diversas entidades ligadas a camada cultural da sociedade tocantinense. Com o objetivo de debater, sensibilizar e pensar em possíveis ações que a universidade como fomentadora de cultura pode contribuir em seu plano de ação cultural que será proposto no final do evento. Os debates foram realizados em grupos divididos e cada câmpus debateu entre si as suas necessidades e propostas para o plano de ação cultural que será criado posteriormente ao fórum.

Leila Beatriz Oliveira, artesã de Tocantinópolis, se reuniu juntamente com os representantes da UFT na sua cidade, para levar as suas propostas para o plano de ação. "A nossa cidade é extremamente cultural, mas as pessoas não sabem disso. Não sabem das nossas manifestações. Essa valorização da identidade cultural que a universidade está propondo é uma grande oportunidade", ressalta.

No fórum também estiveram presentes representantes do Circo Social Os Kako. A entidade realiza atividades semanais de educação em artes circenses, lidando com o ensino-aprendizagem como forma de transformação sociocultural. A produtora cultural do  Os Kako, Marcela Pultrini, comenta que o circo também é uma ferramenta pedagógica e por este motivo deve estar ligado a área acadêmica. "Trabalhamos com a arte como instrumento de educação e sabemos a necessidade desse apoio da academia, dessa aproximação, afinal a universidade também tem esse papel enquanto agente de transformação social, e essa transformação deve passar pela parte cultural", explica.

Na ocasião a diretora de cultura, Sandra Rodrigues, relembrou aos participantes que o Fórum tem a intenção de propor discussões e trocas de experiências e promovendo diálogos entre pessoas. E que este é um momento propício para apresentar projetos e ações formativas no campo da cultura. O resultado dos debates serão apresentados hoje, no período da tarde. Cada câmpus apresentará as suas propostas e demandas debatidas em grupos.