Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes recebem suporte durante a trajetória da graduação
Início do conteúdo da página

Estudantes recebem suporte durante a trajetória da graduação

Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 10h45 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2017, 10h38

A aprovação para o ingresso na universidade é apenas a primeira etapa para a conclusão de uma graduação. Vários fatores influenciam no processo de obtenção de um diploma, dentre eles, as condições socioeconômicas do aluno. Por essa razão, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest), promove uma política de assistência estudantil que tem como objetivo apoiar os acadêmicos nas suas demandas e oferecer condições para que permaneçam na Universidade, por meio de programas, bolsas e auxílios.

Visando a promoção do desempenho acadêmico através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFT conta com as Bolsas Permanência UFT e MEC, que oferecem aos contemplados um valor mensal de 400 reais, por um período de um ano. As bolsas aparecem como uma oportunidade de diminuir o impacto das desigualdades sociais e evitar a evasão de alunos. Os interessados devem ficar atentos aos editais publicados pela Proest e disponíveis no Portal da UFT.

Auxílio Alimentação
Além dos Auxílios Permanência, a Universidade oferece semestralmente o Auxílio Alimentação, que tem o intuito de disponibilizar à comunidade acadêmica alimentação a um preço acessível nos Restaurantes Universitários (RU). Este auxílio pode ser obtido por meio de editais da Proest e está disponível na modalidade parcial (50%) e integral (100%).

Os RUs começaram a ser implantados na UFT a partir de 2014 e hoje funcionam em três câmpus: Araguaína, Gurupi e Palmas. Eles oferecem alimentação saudável, balanceada e com baixo custo à comunidade acadêmica. Para ter acesso ao preço universitário (R$2,50), os estudantes devem solicitar a carteirinha na coordenação do RU de cada câmpus, portando documento de identificação com foto, foto 3x4 e ficha cadastral do aluno. O RU funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h, no almoço, e das 17h às 19h30, no jantar, e o estudante deve apresentar a carteirinha sempre que for desfrutar do serviço. É ofertado café da manhã no Câmpus de Gurupi.

Moradia
A ampliação do acesso ao ensino superior por meio do Sisu permitiu que alunos de todos os lugares ingressassem na UFT. Em razão da ausência de condições financeiras para arcar com os custos de moradia, por parte de alguns alunos, a Universidade disponibiliza, em parceria com o Estado e municípios, a Casa do Estudante em seis câmpus (Arraias, Araguaína, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis), que somadas oferecem cerca de 300 vagas. O processo de seleção de novos moradores é feito pelas comissões estudantis próprias, eleitas pelos moradores, através de editais próprios, e tendo como base as condições socioeconômicas de cada candidato, bem como a disponibilidade de vagas.

Cristina Queiroz, estudante do 5º período de Administração, saiu de Araguatins, extremo norte do Tocantins, em busca do sonho da graduação. A estudante não tinha condições financeiras de arcar com os custos de um aluguel, mas conseguiu, junto com a irmã, vaga na Casa do Estudante de Palmas.

 

Apesar de enfrentar problemas burocráticos, Cristina garante que esse auxílio moradia foi de suma importância na sua vida. “A Casa do Estudante é um auxílio fundamental na formação de estudantes em vulnerabilidade social, tendo em vista que pessoas, como eu, não estariam estudando se não tivessem esse lugar pra morar”, afirma a estudante. Ocupando a vaga desde dezembro de 2014, a estudante pretende logo sair da Casa e ceder espaço para outras pessoas. “Tem pessoas precisando mais do que eu e acredito que esse seja um lugar provisório, além prezar muito pela rotatividade”, ressalta.

 

 

De acordo com o Diretor de Assuntos Estudantis, José Inácio dos Santos, os auxílios são fundamentais na política da UFT e, neste ano, serão priorizados os auxílios moradia, alimentação e permanência. "É importante para o acadêmico conseguir permanecer no curso, que existam auxílios que consigam suprir os custos de aluguel, energia, transporte, todos os custos básicos para o aluno conseguir frequentar a universidade regularmente", afirma José. "A visão da UFT é que é importante sempre ajudar os estudantes nas suas necessidades e com isso diminuir a evasão do curso", complementa.

Participação em eventos
Pensando na importância da participação dos estudantes em atividades acadêmicas, científicas, culturais, desportivas e política-acadêmicas fora dos seus câmpus, como complemento ao que é aprendido dentro da sala de aula, a UFT dispõe de Auxílios Individual e Viagem Individual, que seguem Edital, e custeiam a viagem de discentes para a participação em Congressos, Seminários, Simpósios e outras atividades complementares. Também existe o Auxílio Transporte Terreste Coletivo com a mesma finalidade, mas com a locação de veículos de terceiros para a condução de delegações de cursos, além do Auxílio financeiro para participação em eventos.

Alef Nogueira é um dos estudantes que já se beneficiaram do auxílio viagem. O estudante do 8º período de Engenharia Ambiental solicitou o auxílio nos últimos três anos para apresentação de produções acadêmicas em encontros e congressos nacionais e garante que o programa é de grande importância, pois permite levar a produção científica da UFT para eventos de renome no país. "A participação nessas atividades complementares possibilita também uma expansão dos horizontes, conhecendo novos lugares, culturas, pessoas, técnicas e network", ressalta Alef. O futuro engenheiro ambiental pretende usar o auxílio novamente, pois tem em vista dois congressos neste ano.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em janeiro de 2017, a UFT conta com 3945 alunos cotistas, entre Ações Afirmativas da UFT (Indígena e Quilombola) e Lei 12.711 (Sistema de Cotas para estudantes oriundos de escolas públicas), que historicamente são os alunos que mais necessitam do suporte da assistência estudantil. No último semestre de 2016 foram concedidos 1916 auxílios permanência, 633 auxílios individual (diária) e 465 auxílios viagem individual (passagem).

A Universidade possui também núcleos de apoio psicopedagógico aos alunos, que tem a função de auxiliar nas demandas acadêmicas e nos problemas sociais, dando suporte e orientação para a manutenção dos acadêmicos durante a graduação. 

Aos estudantes da UFT também é garantida a gratuidade no uso da Linha 9 do transporte Coletivo em Palmas, que vai da Estação Apinajé ao câmpus da Universidade. Para isso, o acadêmico deve comparecer ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb), munido de documento de identificação com foto, comprovantes de residência e de matrícula, e solicitar a carteirinha especial para acadêmicos da UFT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página