Página inicial > Últimas Notícias > MEC libera 15 milhões de reais em recursos para retomadas de obras paralisadas na UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 13h43 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou ato que libera recursos na ordem de 15 milhões de reais para a retomada de obras paralisadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O ato foi assinado na manhã desta segunda-feira (25) em reunião no Palácio do Araguaia.

Do valor total, 10 milhões são para a continuidade de obras de salas de aula e laboratórios nos câmpus de Arraias, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis. Enquanto 5 milhões são para despesas de custeio da UFT. Estes valores são o investimento inicial para a retomada dessas obras que estão paralisadas desde o ano passado.

A reitora Isabel Auler destacou que a UFT tem uma contribuição significativa para a formação de profissionais no Tocantins com a oferta de 64 cursos de graduação, sobretudo nas áreas de formação de professores, profissionais de saúde e áreas ligadas ao meio ambiente.

Isabel também explicou que a conclusão das obras representa a consolidação estrutural de novos cursos da UFT. “As obras reiniciadas são prioritárias nestes câmpus porque são aqueles que tiveram novos cursos implantados em 2014”.

O ministro afirmou que o Ministério da Educação (MEC) tem agido para que as universidades retomem atividades paralisadas e elogiou o modelo descentralizado da UFT pelo acesso à universidade. “Com a descentralização da universidade, os câmpus ficam mais próximos de outras cidades e com isso facilitam o acesso dos jovens à educação universitária”.

Hospital Universitário de Palmas
O ministro acrescentou que o Hospital Universitário de Palmas é uma demanda da UFT discutida no MEC. Segundo a reitora, há expectativa de que o processo licitatório para a obra se inicie até o fim do ano. Para isso, a UFT aguarda a liberação do repasse do governo federal no valor de 8 milhões de reais para o início das obras. O valor está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2016. A previsão total de gastos para a construção do Hospital é de 160 milhões de reais.