Página inicial > Últimas Notícias > UFT inaugura rádio universitária na frequência 96,9 nesta terça (29)

UFT inaugura rádio universitária na frequência 96,9 nesta terça (29)

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 18h05 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o slogan "Música, Cultura e Educação no seu rádio", entra no ar nesta terça-feira (29), a rádio universitária UFT FM. A emissora da Universidade Federal do Tocantins promete uma programação musical diferenciada, recheada de informação, 24h por dia. A inauguração oficial está marcada para às 19h, na sede da UFT FM, localizada no Câmpus de Palmas. Com um acervo de mais de 250 mil músicas, a rádio será transmitida na frequência 96,9 MHz. A partir das 18h já começa a apresentação de atrações culturais que antecede a inauguração.

Os trabalhos para a implantação da UFT FM começaram em 2011, com a formação dos grupos de trabalho que definiram a missão e a visão da rádio universitária, estruturação dos estúdios, a política de comunicação e a formação da equipe que estará à frente das transmissões da emissora.

Chico Daher foi diretor de comunicação entre 2003 e 2008 e conta que  trabalhou para a construção da Rádio em todo esse período com sua equipe. “Em 2004, no planejamento estratégico da Comunicação e nas metas do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) já pensávamos a rádio como uma ação de médio prazo, e a TV como longo prazo. Desse período em diante começamos a trabalhar no projeto”, disse.

Na Andifes, Chico Daher fez parte de um grupo que discutia as concessões em nível das universidades federais. No entanto, foi em 2005, no dia lançamento da Rádio UFMG, que teve a oportunidade de conversar com o então presidente da Radiobras - hoje EBC -, Eugênio Bucci, solicitando uma audiência para tratar do tema.

Daher conta que conseguiram, depois de toda turbulência, algo inédito: a concessão de uma emissora com 5 kw de potência. “Para se ter uma ideia, as novas concessões, a exemplo da recente que conseguimos para o Câmpus de Mariana, tem apenas 35 wats. Em uma ida à UFT, tive também, a oportunidade de levar um pouco da experiência da Rádio UFOP, que completou 18 anos”.

“Vejo ao longo desses anos uma emissora construída por várias mãos, desde o planejamento, concessão, construção de prédio, compra de equipamentos, conselho de programação, e por isso, uma emissora que nasce pertencente a uma comunidade. Estão todos de parabéns. A UFT está de parabéns. O Tocantins está de parabéns”, finaliza Daher.

Sede da rádio universitária UFT FM, localizada no Câmpus de Palmas (Foto: Arquivo Dicom)

Entre 2008 e 2013, a jornalista Jaqueline Carrara assumiu a diretoria de comunicação da universidade e reforça que a UFT FM é uma iniciativa que se pautou pela coletividade desde o início. “Buscando fortalecer os preceitos básicos da comunicação público-educativa, as próprias diretrizes editoriais foram criadas, a partir das contribuições de um Grupo de Trabalho bastante heterogêneo, com participação de alunos, professores, técnicos, gestão, coletivos sociais e demais membros da sociedade interessados na proposta”, pontuou.

A jornalista mencionou ainda que ao ter contato com a história de outras emissoras educativas, viu que os encontros desse GT e sua participação nas bases conceituais da UFT FM sejam ainda hoje um dos grandes diferenciais desta rádio. “Dos procedimentos mais burocráticos aos contínuos debates sobre conteúdo, certamente a colaboratividade foi a grande responsável por estabelecer a cultura, a cidadania e o respeito à pluralidade de ideias como princípios norteadores da UFT FM”, completou.

Em seguida, a professora Celene Fidelis assume a Dicom e descreve sobre a colaboração de sua gestão na implantação da rádio. "Participar desse processo foi pra mim um desafio e uma conquista para a prática democrática e cidadã. Superar os aspectos burocráticos impostos pela Administração Pública, poder contar com uma equipe qualificada e com o apoio da EBC e da Reitoria foram fundamentais nesse processo. Espero podermos usufruir de muita informação, entretenimento e que o ensino, a pesquisa e extensão possam ser contemplados com vistas a uma maior divulgação científica neste novo canal de comunicação universitária", frisou.

Reitor Márcio Silveira, Diretora Marluce Zacariotti com a equipe da Rádio UFT FM no estúdio (Foto: Arquivo Dicom)

A atual diretora da Dicom, professora Marluce Zacariotti, enfatiza o fato da Rádio universitária ser um espaço de diálogo excelente com a comunidade universitária e com a sociedade. “Por isso nos alegramos tanto com a chegada da 96,9 FM, que representa a dedicação de muitas pessoas que, ao longo de nove anos, trabalharam para que hoje pudéssemos celebrar este momento. Certamente, esta conquista de hoje, que tanto foi esperada, será um canal importante de fixação da UFT na vida dos tocantinenses e ampliará o conhecimento acerca do que fazemos, pesquisamos, propomos como universidade”, disse.

E complementa, “temos a missão de contribuir para o processo educacional e cultural do Tocantins, o que é uma grande responsabilidade. Estamos em fase de implantação; então, é claro que a rádio não funcionará com todas as potencialidades, inicialmente. Mas ao longo deste ano vamos abrir edital para que as pessoas possam propor programas e, com isso, teremos a oportunidade de divulgar projetos, pesquisas e propostas de nossos professores, assim como da comunidade externa”.

Para o reitor, Márcio Silveira, é de fato um sonho de muitos que se realiza. “Estou muito feliz porque sei do empenho de todos ao longo desses anos para que a rádio existisse. O mais importante é a comunidade acadêmica entender o que significa esta conquista, pois a rádio universitária é um canal direto da UFT com a sociedade tocantinense e isso ajudará a divulgar nossas ações e projetos”.