Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Opaje promove 1ª Escola de Verão Rebol, para mestrandos e doutorandos
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Opaje promove 1ª Escola de Verão Rebol, para mestrandos e doutorandos

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 16h00 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 16h06

Mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Tocantins e de outras instituições de ensino superior são o público-alvo da 1ª Escola de Verão da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol), com o tema "A ciência e a pesquisa no Século XXI: olhares das/sobre as Ciências Sociais e Humanas". O evento ocorrerá de 14 a 18 de fevereiro, e é promovido na UFT por meio de associação da Rebol com o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da UFT; o evento tem apoio e participação de diversos programas de pós-graduação da instituição.

O período para inscrições terá início neste 26 de janeiro, indo até 06 de fevereiro. A inscrição pode ser feita com o preenchimento de um formulário.

De acordo com informações repassadas pelo professor Gilson Porto Júnior, do Opaje, a Escola de Verão será promovida de forma remota, "visando minimizar a situação da pandemia ainda existente", destaca o comunicado. Podem inscrever-se mestrandos e doutorandos que já estejam com seus projetos de dissertação ou tese definidos. "A Escola de ocorrerá de forma colaborativa, onde mestrandos e doutorandos de diversas formações e áreas debaterão teorias e práticas investigativas, tendo como pano de fundo seus próprios projetos de dissertação e tese, com recortes metodológicos e enfoques diversificados". O processo metodológico cumprirá o seguinte roteiro: 

Antes da Escola:

De 26 de janeiro a 06 de fevereiro: Abertura da convocação para inscrições de interessados em participar da Escola de Verão por meio do endereço  eletrônico https://forms.gle/bToKWAaRsUia9yns9
O preenchimento correto e com todas as informações solicitadas é um elemento de seleção importante, pois permitirá avaliar o grau de desenvolvimento das propostas/projetos de mestrado/doutorado.

De 07 a 09 de fevereiro, se realizará a avaliação das inscrições e se selecionará os participantes da edição da Escola de Verão, tendo como quesitos fundamentais: a clareza do problema de pesquisa e dos objetivos; a fundamentação do problema de pesquisa (quais correntes teóricas são consideradas fundamentais para se entender a problemática); o grau de desenvolvimento da pesquisa e as perspectivas de abordagem; Desenho metodológico de como ocorrerá o processo de pesquisa para alcançar os objetivos propostos.

Durante a Escola:

De 14 a 18 de fevereiro: Durante a semana da escola teremos dois tipos de atividade: a primeira, mais teórica, abordará temas mais gerais e provocativos da ciência e do fazer ciência, com cerca de 60 minutos, cada uma; a segunda, mais teórico-prática, terá como foco o fazer e o pensar sobre o fazer, com cerca de 2h30-3 h de atividades.
Materiais complementares: cada atividade disporá de material complementar para leitura e aprofundamento que será disponibilizado aos participantes para leitura.

Depois da Escola:

De 20 de fevereiro a 05 de junho, os cursistas participantes devem preparar um artigo a partir das reflexões que fizeram durante a escola e no amadurecimento de seus trabalhos de pesquisa (tese e/ou dissertação), que serão avaliados e encaminhados para publicação em livro da rede.
A entrega do artigo encerra a carga horária da Escola de Verão, que proporcionará um Certificado de Extensão Universitária de 100 horas.

Ainda de acordo com as informações repassadas pelo professor Pôrto Júnior, a Escola de Verão objetiva facilitar e promover pesquisas, produzindo, articulando e socializando conhecimentos de pesquisadores de diferentes países, "objetivando ampliar e aprofundar experiências em pesquisa. Nessa dinâmica, a presente Escola de Verão tem como finalidade debater e enriquecer processos de construção de dissertações e teses de diversas áreas do saber, que são perpassadas pelo conhecimento científico e pela Ciências Sociais e Humanas", enfatizando as oportunidades para troca de experiências e aprofundamento em questões específicas por meio de preleções e oficinas, "com o foco de adentrar nas discussões metodológicas e teóricas em temas correlatos e atuais".

A Escola objetiva:

  • Fortalecer os processos de pesquisa de mestrandos e doutorandos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, por meio da reflexão e aprofundamentos de teorias e práticas de pesquisa.
  • Permitir o diálogo contributivo, a profusão de ideias, enfoques e metodologias aplicáveis às ciências e a elaboração de pesquisas científicas.
  • Criar um ambiente colaborativo em que a criatividade, o diálogo e a construção sejam elementos enriquecedores para a pesquisa científica.
Programação

14 de fevereiro

14h - 15h Abertura e enquadramento
Pesquisa e construção de objetos de pesquisa: reflexões necessárias
Dr. Gilson Pôrto Jr,  Universidade Federal do Tocantins (Brasil)

15h15 - 18h

A importância do método e a história de vida nas Ciências
Dra. Mónica Martinez, Universidade de Sorocaba (Brasil)

15 de fevereiro

14h -15h
O processo de publicação de pesquisa académica
Dra. Sandrina Teixeira, Politécnico do Porto (Portugal)

15h15 - 18h
Narrativa: da teoria à prática
Dr. Victor Amar, Universidade de Cádiz (Espanha)

16 de fevereiro

14h -15h
Circuito da cultura: uma perspectiva teórico-metodológica dos estudos culturais
Dr.ª Ana Carolina dos Anjos, Universidade de Gurupi (Brasil)

15h15 - 18h
Métodos digitais para pesquisa em Ciências Sociais e Humanas
Dr. Márcio Carneiro, Universidade Federal do Maranhão (Brasil)

17 de fevereiro

14h - 15h
A ciência (não) presta...: uma reflexão sobre os fazeres do método científico 
Dr. José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins (Brasil)

15h15 - 18h
Cinco princípios teórico-metodológicos para entrever as práticas de pesquisa
Dr. Vilso Santi, Universidade Federal de Roraima (Brasil)

18 de fevereiro

14h -16h
Pesquisa em Informática
Dr. Sérgio Crespo, Universidade Federal Fluminense (Brasil)

16h - 18h
Análise exploratória de dados e regressão linear no R 
Dr. Tadeu, Universidade Federal do Maranhão (Brasil)

registrado em:
marcador(es): Opaje,Home,ProfNit
Fim do conteúdo da página