Página inicial > Últimas Notícias > Universidade irlandesa recebe professor visitante da UFT

Universidade irlandesa recebe professor visitante da UFT

Escrito por Ana Cássia Costa e Samuel Lima | Publicado: Martes, 28 Febrero 2012 11:43 | Última actualización: Martes, 13 Diciembre 2016 11:51

A University College Dublin (UCD), da Irlanda, recebeu durante o segundo semestre de 2011, na condição de professor visitante (Visiting Professor), o docente do curso de Letras do Campus da UFT em Porto Nacional, Pedro Albeirice (foto). Durante sua estada na universidade irlandesa, Albeirice ministrou disciplinas na Faculdade de Línguas e Literaturas e também minicursos durante um semestre inteiro.

Foto: DivulgaçãoA iniciativa que o levou à Irlanda foi do próprio professor Albeirice. Segundo ele, isto traz à Universidade Federal do Tocantins (UFT) a possibilidade de abrir caminhos para a realização de intercâmbios, também, entre docentes. Albeirice espera que sua experiência como professor visitante no exterior desperte o interesse de outros docentes. “A viagem nasceu por meio de contatos mantidos entre mim e a Faculdade de Línguas e Literaturas da UCD, e ressalto que o mais importante é incentivar os colegas docentes a buscar novos contatos em suas respectivas áreas de estudo”, afirma.

Segundo o professor, o contato com o diretor da UCD, Michael Brophy, resultou na troca de idéias de um futuro convênio entre a UFT e a instituição, com a participação de docentes e alunos. Para a diretora do campus da UFT em Porto Nacional, Jusceia Garbelini, "o caminho pioneiro do professor Pedro Albeirice é a expressão do alto nível do nosso corpo docente e confirma a vanguarda do Campus Porto Nacional".

Em suas aulas, Albeirice englobou assuntos acerca da tradução e o aprendizado da língua portuguesa (todas ministradas em inglês), difusão da literatura e cultura brasileira, ocupando-se também com a tradução ao português do livro Just So Stories, do escritor angloindiano Rudyard Kipling. O trabalho do professor foi completado com um workshop, dividido em nove minicursos sob os temas Tradução Literária, Literatura Hispanoamericana, Literatura Brasileira e a utilização do idioma internacional Esperanto como auxiliar do aprendizado de inglês, português, espanhol e outros idiomas.

marcador(es): Porto Nacional