Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professores de Medicina da UFT ampliam atividades extensionistas para o combate à Dengue em Palmas
Saúde da Família

Escrito por Ascom Câmpus de Palmas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 27 Marzo 2024 08:44 | Última actualización: Miércoles, 27 Marzo 2024 11:07

Em um esforço conjunto para combater a Dengue, alunos e professores do curso de Medicina do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estão unidos com instituições municipais e estaduais e ampliaram as atividades extensionistas para o combate à Dengue, em Palmas. O objetivo é intensificar as ações de educação em saúde na comunidade, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção, controle e tratamento da Dengue.

O professor Diego de Abreu Noleto, coordenador do projeto, explica que os alunos da instituição participaram de um momento de imersão em práticas da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Palmas, em evento de combate à doença. “O evento, que aconteceu na região norte de Palmas, contou com a participação de estudantes que acompanharam as atividades de educação em comunidade e visitas domiciliares em busca de focos da Dengue. Foi um elo motivacional para ampliarmos nossas atividades de extensão nesta temática. A construção é coletiva e vislumbramos um projeto que ampliará as ações de combate à Dengue na comunidade de Palmas, promovendo educação em saúde sobre o tratamento, a importância de evitar a proliferação de focos da doença e conscientização sobre a vacinação”, explica o professor Diego.

Entre os alunos da equipe está o acadêmico Antônio Alves de Castro Neto que disse estar motivado em participar do projeto de extensão e contribuir para a conscientização da população sobre a Dengue. “É uma oportunidade de aplicar práticas sobre o que aprendemos sobre Saúde da Família e outras disciplinas do curso de Medicina da UFT e fazer a diferença na comunidade de Palmas", comenta o aluno que também é membro da International Federation of Medical Students Associations (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMSA).

Além disso, o grupo de extensionistas busca fortalecer a parceria entre a UFT e instituições de saúde municipais e estaduais, destacando a importância do alinhamento com o poder público na promoção de políticas públicas para a saúde da população. “Já temos algumas discussões e planos de trabalho em andamento. Queremos ampliar o projeto com a Atenção Primária, estratégia Saúde da Família e outras. Além de nos aproximarmos mais de quem atua diretamente com as comunidades, como, por exemplo, os agentes de Saúde e agentes de endemias, para alinharmos as possibilidades de colaboração, visando realizar ações em conjunto”, finaliza o professor Diego, que também é Médico de Família e membro da gestão de saúde do Tocantins.