Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Teatro: fomentando a arte e as oportunidades profissionais no Tocantins
comemoração

Dia do Teatro: fomentando a arte e as oportunidades profissionais no Tocantins

Escrito por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 27 Marzo 2024 08:47 | Última actualización: Miércoles, 27 Marzo 2024 10:00

Neste 27 de março, Dia do Teatro, é mais do que uma simples comemoração: é um momento de imersão na arte, reflexão sobre o papel do teatro na sociedade e reconhecimento das inúmeras oportunidades profissionais que a formação teatral oferece. Desde 2007, a UFT oferta o curso de graduação em Teatro, no Câmpus de Palmas.

Um dos principais pontos em destaque durante as comemorações é a variedade de caminhos profissionais disponíveis para os graduados em teatro, no Estado do Tocantins. Enquanto alguns podem optar por seguir carreira como atores de teatro, cinema ou televisão, outros encontram oportunidades em áreas como direção, produção, dramaturgia, educação teatral e gestão cultural. O Tocantins, com sua crescente cena artística e cultural, oferece um terreno fértil para que os profissionais do teatro desenvolvam suas carreiras.

O egresso do curso de Teatro e mestre em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) pela UFT, Justino Vettore, afirma que foi graças ao teatro que teve as oportunidades na vida profissional e financeira: "Faço teatro desde os seis anos de idade, e continuei fazendo no ensino fundamental e ensino médio. Era um artista instintivo até cursar teatro na UFT e desenvolver uma base teórica".

Atualmente, Justino é professor convidado no curso de Teatro da UFT e professor de ensino médio na rede pública estadual. Ele também atua para o fortalecimento da classe artística através da Federação Regional de Artes Cênicas.

Projetos

Para além do ensino em sala de aula, os professores do curso de Teatro são muito ativos na realização de projetos teatrais com a participação dos estudantes e egressos e circulação de apresentações pelo Tocantins. Um dos exemplos é a professora Renata Ferreira, que coordena a Ação de extensão curricular do projeto "Binquí: Grupo de contadores de Histórias da UFT". O projeto fomenta um espaço de qualidade de vida que potencializa a afetividade nas relações interpessoais por meio da arte, favorecendo a escuta, a expressão e a experiência da alteridade por meio da contação de histórias.

A via de trabalho é potencializar o corpo e sua expressividade por meio de técnicas e estudos para circulação e apresentações em formato de saraus e espetáculos. "O projeto busca justamente ativar a qualidade das relações interpessoais dos participantes, sua expressão no mundo por meio de uma ética que opera por afetos libertadores e artísticos, potencializando a ato de narrar histórias criando vínculos e experiência de partilha em comunidade", explica Renata.

Além disso, a interdisciplinaridade é valorizada dentro da faculdade, preparando os estudantes para atuar no palco e também para explorar conexões com outras áreas, como a psicologia, sociologia, história e antropologia, ampliando ainda mais suas possibilidades de atuação profissional.

Durante o Dia do Teatro, também são destacadas as parcerias entre a faculdade e instituições culturais locais, teatros comunitários e grupos independentes. Essas colaborações enriquecem a experiência educacional dos alunos e abrem portas para estágios, projetos colaborativos e oportunidades de networking que podem impulsionar suas carreiras no futuro.

À medida que o Dia do Teatro chega ao fim, o sentimento de inspiração e comprometimento com a arte do teatro continua a ecoar nos corredores da faculdade. Os estudantes saem renovados em sua determinação de explorar todas as possibilidades que o mundo do teatro tem a oferecer, sabendo que, no Estado do Tocantins, há um cenário vibrante e promissor aguardando por suas contribuições criativas e talentosas.

Neste dia especial, os corredores ecoam com a energia criativa de estudantes, professores e profissionais do teatro, todos unidos em celebração à sua paixão comum.

O evento é marcado por uma série de atividades que destacam a diversidade e a riqueza da prática teatral. Desde performances de peças clássicas até improvisações inovadoras, cada apresentação é uma demonstração do talento e da dedicação dos alunos e professores. Palestras e mesas-redondas também são realizadas, proporcionando um espaço para discussões sobre o panorama atual do teatro, suas tendências e desafios, além de explorar as oportunidades profissionais disponíveis.

Programação

Como parte das comemorações do Dia do Teatro, o Sesc Tocantins promove nesta semana apresentação com direção da professora da UFT, Bárbara Tavares, com a participação de Justino Vettore na produção. Veja a programação completa aqui.

marcador(es): Palmas,Teatro,Home