Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o curso “Uso Ético e Criativo de Chatbots Baseados em Inteligência Artificial na Educação”
oportunidade

Escrito por Ascom | Edição: Virgínia Magrin | Com informações de Wallace Lopes | Publicado: Jueves, 21 Marzo 2024 08:05 | Última actualización: Jueves, 21 Marzo 2024 08:05

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDS), em colaboração com a Coordenação de Inovação Pedagógica (CIP/PROGRAD), anuncia a abertura das inscrições para o curso autoinstrucional intitulado “Uso Ético e Criativo de Chatbots Baseados em Inteligência Artificial na Educação”.

Este curso tem como propósito capacitar professores do ensino superior, preparando-os para integrar de maneira ética e inovadora o ChatGPT (e outros chatbots generativos) em seus métodos de ensino, fomentando a compreensão dos princípios éticos envolvidos na utilização dessa tecnologia com os estudantes em sala de aula ou na elaboração de materiais didáticos.

O curso será conduzido online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Desenvolvimento de Servidores, seguindo o formato autoinstrucional. Com uma carga horária total de 60 horas, o conteúdo está dividido em três eixos:

• • Eixo 1: Introdução à Inteligência Artificial Generativa - 20 horas
    • Eixo 2: Atividades Práticas de Usos Pedagógicos: Produção de Materiais Autorais - 20 horas
    • Eixo 3: Ética e Responsabilidade no Uso das Inteligências Artificiais - 20 horas

Durante o curso, serão realizadas atividades práticas com o intuito de preparar os professores para explorar o potencial das inteligências artificiais generativas em diversas finalidades, como criação de vídeos, imagens, apresentações, avaliações, estudos de casos, cenários e outros recursos disponíveis.

Serão abordados temas como os princípios éticos da IA, a importância da diversidade e inclusão na utilização dessas tecnologias, bem como estratégias para promover uma educação crítica e consciente sobre o uso das IAs. Além disso, serão discutidos assuntos como integridade acadêmica, plágio decorrente do uso das IAs e o papel da universidade e do professor nesse contexto.

Esta primeira edição do curso é um piloto, considerando-se que se trata de um produto de pesquisa de estágio avançado de pós-doutorado na Universidade de Aveiro. Portanto, o público-alvo é restrito a professores e servidores técnicos-administrativos que atuem como docentes em algum curso da UFT. Ademais, o curso deverá ser concluído durante o período de oferta, que ocorrerá de 01 a 30 de abril de 2024.

Apesar de ser autoinstrucional, o curso contará com a mediação de uma tutora que interagirá nos murais e atividades formativas. Estão disponíveis 50 vagas para esta oferta, preenchidas por ordem de inscrição. Se você faz parte do público-alvo, não perca esta excelente oportunidade de inovar em suas práticas educacionais, aproveitando o potencial da inteligência artificial.

Inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 20 a 27 de março e as vagas são limitadas. A lista dos 50 primeiros inscritos será divulgada por e-mail aos candidatos participantes no dia 28 de março.

Para se inscrever, preencha as informações solicitadas no formulário disponível aqui. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

marcador(es): Home,Progedep