Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Universidade Federal do Tocantins lança Rede de Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo da página
novidade

Universidade Federal do Tocantins lança Rede de Cidadania e Direitos Humanos

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Miércoles, 20 Marzo 2024 18:29 | Última actualización: Miércoles, 20 Marzo 2024 18:29

A Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT será lançada oficialmente nesta segunda-feira, logo mais, às 19h, durante o evento "Direitos Humanos em pauta", que será um espaço de diálogo e reflexão sobre questões cruciais relacionadas ao tema. Mas a movimentação em prol desta novidade já começou. Pela manhã esteve reunido na reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Texeira, representantes da UFT e de instituições do estado para conhecer mais sobre a rede e saber como participar deste movimento.

Participaram do encontro o vice reitor da UFT, Marcelo Leineker; a pró-reitora de extensão, Maria Santana Milhomem; a desembargadora Angela Hissa Haonat; o superintendente de segurança integrada da secretaria de segurança pública, Adersom George; o presidente do conselho estadual de defesa dos direitos humanos, Landri Alves Carvalho Neto; a pró-reitora de assuntos estudantis do Instituto Federal de Educação do Tocantins, Marcia Adriana de Faria; a coordenadora do centro de direitos humanos de Palmas, Verônica Chaves; representantes da Escola de Ensino da Magistratura Tocantinense; a coordenadora da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, Liza Brasílio e professores ligados a rede.

Foto: Virgínia Magrin

Parcerias

O Secretário Nacional, Bruno Renato Nascimento Texeira, enfatizou a relevância desse trabalho em rede, destacando a necessidade de uma abordagem transversal e universal para promover a cidadania e o acesso à justiça. Ele também expressou gratidão pela parceria e compromisso das instituições envolvidas e a importância da participação da sociedade civil nesse processo. Para ele, o que a UFT está fazendo hoje é algo que o governo quer fazer em todos os estados, uma rede composta por diversos agentes do estado nas três esferas do poder .

Para ele, a abrangência da rede é crucial, visando atender uma variedade de grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos, comunidades quilombolas, comunidades indígenas e população em situação de rua: “O objetivo primordial é garantir o acesso a direitos e cidadania para esses segmentos da sociedade. A inauguração desta rede, realizada hoje no estado de Tocantins por iniciativa da UFT, em parceria com o poder judiciário, a sociedade civil e os órgãos de segurança pública locais, reflete o compromisso conjunto dessas instituições com a defesa dos direitos humanos. A iniciativa tem sido recebida com grande entusiasmo pela universidade, pela reitoria e pelos professores, que estão mobilizando essa ampla rede para estender suas ações de promoção e defesa dos direitos humanos a mais de 20 municípios, demonstrando um compromisso efetivo com a justiça social e a cidadania para todos”.

Para o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, a Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT demonstra o papel e importância que universidade tem, não somente no estado, mas como um modelo a ser seguido por outras instituições e por outros estados também: “Com a maturação da universidade temos a possibilidade de estar realmente de acordo com nossa missão, atuando ativamente junto à sociedade e como um catalizador. Esse projeto demonstra claramente isso, a capacidade da Universidade de unir diferentes agentes públicos em prol de um bem comum”.

Foto: Virgínia Magrin

Alcance

O objetivo dessa reunião foi conhecer mais sobre a rede e discutir formas de participação nesse movimento. Liza Brasílio, coordenadora da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, ressaltou a importância dessa iniciativa e destacou que a rede busca envolver diversos segmentos da sociedade, promovendo a discussão e a instrumentalização dos direitos humanos em diversas temáticas e para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade: “São várias temáticas dentro da temática maior dos direitos humanos - mulheres, idosos, LGBTQIA+, raça, várias vulnerabilidades - e a expectativa é muito positiva pra que a gente consiga levar também para as cidades do interior a discussão, a instrumentalização em relação aos direitos humanos, garantindo que as instituições funcionem, que os nossos direitos sejam assegurados e que a gente possa também causar transformação social”.

Lisa explica ainda, que a Rede será para todos os indivíduos: “o nosso foco são as pessoas em vulnerabilidade, grupos historicamente excluídos, discriminados, mas ela é aberta para todos em situação de vulnerabilidade que procure o setor, vamos ter aqui um polo no Câmpus de Palmas e outro no Câmpus de Porto Nacional, além das ações itinerantes em 17 cidades do interior do estado inicialmente levantadas”.

Maria Santana Milhomem, pró-reitora de extensão da UFT, salientou a importância do trabalho em rede para avançar na promoção dos direitos humanos e da justiça social. Ela destacou que a rede abrange sete áreas temáticas e busca a interlocução com diversas instituições externas, visando ampliar o alcance e a efetividade das ações.

Direitos Humanos em Pauta

O evento Direitos Humanos em Pauta, será realizado nesta quarta-feira (20), a programação diversificada inclui o lançamento da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, a inauguração da Clínica de Direitos Humanos e uma homenagem póstuma às Mulheres Negras. Além disso, destaca-se a Aula Magna do Curso de Direito, que será ministrada pelo Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Texeira, abordando o tema "Racismo Estrutural: Desafios e Perspectivas".

O lançamento da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT representa um passo significativo na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e está ligada a Pró-reitoria de Extensão da UFT, com parcerias firmadas por meio de termos de cooperações com diversas instituições públicas e organizações da sociedade civil. A iniciativa visa mobilizar e engajar diversos atores sociais na defesa dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Proex,Home
Fim do conteúdo da página