Página inicial > Últimas Notícias > Proex oferta curso de cerimonial universitário para servidores
Curso de Cerimonial

Proex oferta curso de cerimonial universitário para servidores

Escrito por Gabriela Cardoso (estagiária Proex/estudante de Jornalismo/UFT) | Edição: Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 28 Noviembre 2023 16:54 | Última actualización: Viernes, 01 Diciembre 2023 09:49

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), oferta, até o dia 29 de novembro, o Curso Cerimonial Universitário. O momento ocorre no Câmpus de Palmas e é presidido pelo Mestre de Cerimônia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB), Tchaikowisky Oliveira, e pela Mestre de Cerimônia da UFT, Cristiane Brito.

O curso de extensão foi dedicado, nos dias 27 e 28, para as seguintes instituições: Secretaria da Educação (Seduc), Assembleia Legislativa, Universidade de Gurupi (Unirg) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Gurupi).  No dia 29 de novembro, o momento será ofertado aos servidores de eventos da UFT.

O professor e mestre de cerimônia da UFCG, Tchaikowisky Oliveira, comenta sobre o momento: “Para mim foi uma honra muito grande estar aqui na UFT ministrando este curso. O cerimonial revela, reflete a beleza, a organização, a boa estrutura e consequentemente engrandece a imagem da instituição que preza por solenidades escorreitas, bonitas e organizadas. E em consonância com o que dita as normas do cerimonial, do protocolo, através de ritos bem organizados e estruturados”.

A coordenadora de apoio à direção do Câmpus de Gurupi, Marcela Cristina Barbosa Garcia, agradeceu a Proex pelo apoio e explicou a importância da formação: “Os servidores dos câmpus da UFT, que atuam no cerimonial, atuam voluntariamente, ou seja, eles trabalham junto com outra função. Essa capacitação aumenta muito os nossos conhecimentos em relação ao cerimonial. Além disso, para a instituição, o cerimonial é de extrema importância, visto que é a imagem que a gente está levando para fora. A gente organiza os eventos e é como as pessoas veem a nossa instituição”.

Para Marcela o momento é também de valorização dos servidores: “Fora essa questão da tradição, do protocolo, da etiqueta, vem também a valorização do servidor. Ele se sente valorizado ao saber que está contribuindo voluntariamente para a universidade, mas que a universidade também está ali proporcionando a ele condições para o desenvolvimento do trabalho”, finaliza.