Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação da Liga Universitária do Curso de Medicina da UFT promove capacitação para profissionais de saúde do HGP
Início do conteúdo da página
Extensão

Ação da Liga Universitária do Curso de Medicina da UFT promove capacitação para profissionais de saúde do HGP

Escrito por Vanessa Sabino | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 23 Noviembre 2023 18:01 | Última actualización: Jueves, 23 Noviembre 2023 18:08

A Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (Lutte) do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou mais uma ação no Hospital Geral de Palmas (HGP), nesta quarta-feira (22). Com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de profissionais da saúde e equipe multiprofissional no atendimento de paradas cardiorrespiratórias, os alunos confeccionaram, com o auxílio da Instituição, 15 adesivos com os protocolos de atendimento conforme as diretrizes da American Heart Association (AHA). 

O presidente da Lutte, Lucas Scalia, explicou que desde a origem do projeto de extensão, datada em 2021, e o início dos treinamentos, havia uma demanda do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGP para que fosse pensada uma ação que pudesse facilitar a revisão constante dos protocolos e dos principais pontos para atendimento de paradas cardiorrespiratórias. “Existe uma recomendação da American Heart Association sobre a educação permanente e o treinamento anual de todos os profissionais da saúde no atendimento de parada cardiorrespiratória, dada que é a situação de maior emergência possível e qualquer segundo de demora ou de atraso pode determinar a vida ou a morte do paciente. Então a gente atualiza os profissionais da saúde quanto aos protocolos e faz o treinamento básico. Ao todo, já foram mais de 300 profissionais de saúde capacitados e treinados”, esclareceu Lucas.

 

Morgana Paranaguá, funcionária do NEP, avaliou a parceria com a Lutte e a UFT como positiva e enriquecedora, principalmente, porque havia a necessidade do treinamento dos servidores do hospital para suporte básico e avançado de vidas. “Os adesivos foram colocados em pontos estratégicos das enfermarias do hospital, nas salas de estabilização que as enfermarias possuem, e em alguns pontos estratégicos, para que o servidor multiprofissional tenha acesso visual ao checklist da parada cardiorrespiratória”, informou Morgana.

Para os acadêmicos de Medicina, que conseguem obter experiência in loco por meio das ações realizadas a partir do projeto de extensão da Lutte, a iniciativa é uma forma de se inserir no cotidiano dos profissionais da saúde e entender mais sobre o atendimento de urgências e emergências. “A gente tem a oportunidade de fazer trocas de informações e de experiências. Eles nos repassam as vivências que já tiveram, os obstáculos, o que foi feito de bom, o que foi feito de ruim, e nós damos orientações sobre o que a gente já vivenciou também. É muito engrandecedor”, comenta Lucas.

 

 

registrado em:
marcador(es): Aluno,Medicina Palmas,Home
Fim do conteúdo da página