Página inicial > Últimas Notícias > Chamada aberta para videoarte no projeto Caleidoscópio
Coletivo 50 graus

Chamada aberta para videoarte no projeto Caleidoscópio

Escrito por Amanda Leite | Edição: Daniel dos Santos | Publicado: Lunes, 13 Noviembre 2023 11:08 | Última actualización: Lunes, 13 Noviembre 2023 11:09

Na era das imagens, precisamos sair do automatismo para tomar as imagens como pedagogias, dispositivos de criação. É assim que os frutos do intercâmbio que a fotógrafa e professora do colegiado de Pedagogia em Palmas, Amanda Leite, tem realizado junto ao curso de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense vem criando oportunidades importantes para que as atividades do Coletivo 50 graus: grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica vinculado à UFT tenha protagonismo na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Marca potente dessas trocas é o Cine Arte Caleidoscópio: cotidiano em movimento, que está acontecendo no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro e conta com a pesquisa e a curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo. Na mostra, artistas, pesquisadores e membros do coletivo 50 graus apresentam obras em videoarte para problematizar pelo audiovisual as relações diárias com a cidade, a natureza, a religiosidade, as questões entre o humano e o não humano, questões de identidade e território em dinâmicas de criação com as tramas cotidianas.

A primeira etapa do Cine Arte é Revelações Cotidianas e reúne curtas de vinte artistas brasileiros em uma sessão com 1h de duração e pode ser vista gratuitamente no Centro Cultural Correios, na cidade do Rio de Janeiro, até 16 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 12h às 19h.

Os integrantes do Coletivo 50 graus, Marco Gaiotto e Patrícia de Aquino estão participando com a obra A náusea continua e, ainda, Mariana Galli com a obra “Carnadura”. Abaixo os frames dos vídeos:

Inscrições para participação

A segunda etapa está com chamada aberta. Para participar da seleção, o artista terá que explorar a temática conceitual: Cotidiano em transformação. Ou seja, a seu modo, mantendo a sua linha de interesse, autoria e pesquisa, potencializar o processo criativo em torno do tema em uma proposta de videoarte experimental. Sua obra deverá ter até 5 minutos. Recomendamos que o arquivo esteja num formato suportado pelo youtube, como: MP4, MOV, MPEG4, AVI. Tamanho máximo de 500 Mb.

Envie sua obra para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. com as seguintes informações:

Nome do(s) proponente(s)
Contato (Whatsapp)
Endereço eletrônico
Descritivo detalhado da obra, incluindo suas especificações.