Página inicial > Últimas Notícias > Abej participa de audiência pública sobre a PEC do diploma de jornalismo
Marcando presença

Abej participa de audiência pública sobre a PEC do diploma de jornalismo

Escrito por Assessoria de Comunicação Abej e Virgínia Magrin | Publicado: Viernes, 27 Octubre 2023 15:01 | Última actualización: Viernes, 27 Octubre 2023 19:53

A presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e professora de Jornalismo da UFT, Marluce Zacariotti, participou no último dia 26 de outubro, da Audiência Pública sobre “A Importância da Formação Superior para o Exercício do Jornalismo”, promovida pela Comissão de Comunicação – CCOM. Além da Abej, compuseram a mesa, em formato presencial e virtual, a jornalista Samira Castro (Fenaj); o professor Samuel Lima (SBPjor); o jornalista Armando Rolemberg (ABI) e o deputado Amaro Neto (Republicanos), proponente da audiência e mediador do debate. Também esteve presente a diretora da regional Centro-Oeste da Abej, professora Dione Moura (UNB).

“A Abej defende a formação prévia em jornalismo como requisito essencial para o exercício da profissão. Nossa associação tem por objetivo exatamente trabalhar pela qualidade dos cursos de jornalismo, ancorar discussões/pesquisas para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas, defendendo o jornalismo como conhecimento e como campo científico próprio”, explicou Zacariotti.

Marluce destacou ainda o papel da Abej na campanha da PEC do diploma, encabeçada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e leu a nota pública redigida pela instituição, trazendo, entre outros, os seguintes pontos:  O exercício ético, teórico e tecnicamente orientado do jornalismo qualificado em ambiente universitário, é, em verdade, a melhor garantia de acesso do cidadão à esfera de circulação de informações e de debates de ideias, como detentor do direito à fonte de informação e de opiniões, inclusive como colaborador especializado, figura reconhecida e protegida pela legislação profissional até hoje.

A associação defende, que a obrigatoriedade da formação, em qualquer profissão, não significa restrição de acesso (ou reserva ilegítima de mercado), mas qualificação prévia, exigida e reconhecida pela sociedade para o exercício de atividades fundamentais. “No caso do jornalista, é para exercer o já mencionado mandato social de mediador do conhecimento sobre a realidade cotidiana que tal qualificação foi instituída como requisito a priori”, explica Marluce.

“A recente pandemia da Covid-19 foi um marco muito claro, em todo o mundo, do quanto a informação profissionalmente orientada salva vidas e o quanto a desinformação mata. Diante de um poder obscuro, que descredibiliza a informação e o conhecimento, apostando na desinformação geral como estratégia de poder, a ciência e o jornalismo profissional se sobressaem como salvaguardas fundamentais da população”, defende a Associação.

Audiência

O deputado Amaro Neto destacou a importância da audiência e da participação das entidades, convocando para uma mobilização que envolva outras comissões da câmara, como a da Educação. Segundo ele, é um bom momento, uma vez que o presidente da Câmara, deputado é favorável à PL das Fake News e pode entender essa pauta como propositiva na mesma direção.

Zacariotti manifestou a disposição da Abej para qualquer nova ação, comentou sobre a necessidade de se pensar uma educação para a mídia e se juntou ao coro de todos os participantes da mesa redonda pedindo aos deputados que aprovem a PEC do diploma de Jornalismo já. “É a formação teórica, prática, ética e humanística que os jornalistas recebem na universidade que qualifica a informação levada à sociedade e, portanto, é um dos principais agentes contra a desinformação que assola nosso país. O diploma é o resultado dessa trajetória formativa e, sim, deve ser uma exigência para os que trabalham como profissionais do jornalismo”, ressaltou.

Abej

A Abej tem realizado várias ações de apoio à pauta da atualização da regulamentação da profissão, bem como da obrigatoriedade do diploma como: inserção do tema em palestras, mesas redondas, reuniões e encontros promovidos pela associação; realização de nota pública em defesa da aprovação da PEC do diploma e divulgação das informações da campanha em todos os seus canais de comunicação. Acompanhem nossas redes sociais e nos ajudem nessa luta!

marcador(es): Home,Jornalismo,Comunidade