Página inicial > Últimas Notícias > Secretária da Embaixada do Brasil na República do Congo visita a UFT para discutir ampliação do Programa PEC-G
Internacionalização

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 10 Octubre 2023 15:29 | Última actualización: Jueves, 12 Octubre 2023 09:51

Na manhã desta segunda-feira, (09), a UFT recebeu a visita da secretária  Executiva da Embaixada do Brasil na República do Congo, Júlia Mamonas.  O principal objetivo da visita foi  discutir possibilidades de ampliação do Programa PEC-G, que é um programa de convênio voltado para a graduação. A Secretária Executiva foi recebida pelo reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato; pelo vice-reitor, Marcelo Leineker e pela coordenadora de Internacionalização da UFT, Adila Taveira Lima.

Na ocasião, além de conhecer os espaços da Universidade, Júlia Mamonas se reuniu  brevemente com o reitor, o vice-reitor e coordenadora de Internacionalização da UFT, para tratar de estratégias que possibilitem a ampliação das vagas do Programa PEC-G para alunos da República do Congo estudarem na UFT e, também,  a questão de tradução de documentos  dos estudantes que serão selecionados. Na oportunidade, também foi discutida a possibilidade  de ingresso de alunos fora do Programa, via edital próprio da Universidade, para que o país  possa encaminhar alunos interessados  diretamente em processo seletivo específico, visando atender os alunos que ficam fora  do PEC-G.

Além disso, a partir do diálogo entre os gestores, também foi avaliada uma proposta de estudo  para futuramente viabilizar uma parceria via embaixada para proporcionar ingresso em programas de mestrado e doutorado para professores das universidade congolesas e demais profissionais que queiram participar  da seleção , independente do PEC-G e PEC-PG. Para a coordenadora de Internacionalização da UFT, a visita representou um passo importante para a cooperação entre as instituições. “A visita foi bastante promissora e buscamos estreitar ainda mais as relações  para atender demandas de formação entre os países”, pontuou Adila.

Julia Mamonas, atua junto ao Embaixador do Brasil na República do Congo, na cidade de Brazzaville, capital do país. A secretária executiva é operadora do Programa PEC-G na Embaixada do Brasil, onde são feitas as seleções para o Programa. Ela veio ao Brasil para  visitar algumas universidades federais brasileiras  para tratar do PEC-G.

Sobre o PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.