Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão Escola Biotec recebe crianças e adolescentes na UFT
Início do conteúdo da página
gurupi

Projeto de Extensão Escola Biotec recebe crianças e adolescentes na UFT

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Viernes, 22 Septiembre 2023 10:44 | Última actualización: Viernes, 22 Septiembre 2023 10:44

Vivenciar o ambiente universitário e participar de projetos da instituição tem sido uma experiência significativa e rica em diversos aspectos para os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental que estão visitando o Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Isso tem sido possível por meio de várias ações, como a do Projeto de Extensão Escola Biotec, que ocorre juntamente com o Projeto Escola Floresta, entre os dias 18 a 22 de setembro. 

Só no dia 19 de setembro a Escola Biotec, em uma ação com o Laboratório de Biotecnologia de Alimentos e Bebidas e os alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, recebeu cerca de 40 alunos dos municípios de Sucupira e Peixe , para uma atividade de produção de iogurte natural juntamente. Na ocasião os acadêmicos da UFT - Raynne, Victoria Jordanna, Ana Cristina Rocha, Vitória Werner, Fábio Rodrigo e Gessyk - se dividiram em duas equipes para explicar aos visitantes como era feita a produção do iogurte, mostraram como seria feito o processo de homogeneização e explicaram que o iogurte continha microrganismos responsáveis pelo processo de fermentação, entre outros detalhes.

“O mais desafiador foi lidar com diferentes públicos de 8 a 15 anos e explicar termos técnicos de forma didática. Para deixar a experiência ainda mais agradável, deixamos os alunos saborearem os iogurtes com frutas, polpas de fruta, coco e chocolate”, explicou a professora e supervisora do projeto Tallyta Teixeira. 

Projeto Escola Floresta

Ao longo dos cinco dias de ações os projetos receberam mais de 900 alunos de todo o estado. A escolha das escolas e organização geral foi realizada pela professora Vanessa Coelho Almeida, do Projeto Escola Floresta, que por sua vez gerou frutos como o Escola Biotec, Escola Agronomia, e futuramente Escola Química.

Diferentes projetos foram apresentados ao longo desses cinco dias, como biodiversidade, produção de sabonetes, microscopia, corantes naturais, plantas medicinais, insetos que causam doenças, abelhas, dentre outros. Todos os cursos do Câmpus de Gurupi estiveram envolvidos nessa ação. “Conseguimos alcançar o nosso objetivo de aproximar a comunidade interna da UFT com a comunidade externa, levando a todos uma pequena mostra do que é ser UFT, uma Universidade Federal”, comemora Tallyta. 

 

registrado em:
marcador(es): Gurupi,Home
Fim do conteúdo da página