Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes estrangeiros e de Relações Internacionais visitam Delegacia de Imigração da PF
internacionalização

Escrito por Texto e fotos por: Daniel dos Santos | Publicado: Martes, 05 Septiembre 2023 23:16 | Última actualización: Miércoles, 06 Septiembre 2023 08:48

Com a presença de estudantes estrangeiros com origem em países da América do Sul, América Central e África, e estudantes de graduação em Relações Internacionais, a UFT visitou a Delegacia de Imigração (Delemig/TO) na Superintendência da Polícia Federal, na tarde desta terça-feira (05).

A coordenadora de Internacionalização (Relinter), Ádila Lima, ressalta a parceria com a Polícia Federal. "O objetivo é esclarecer dúvidas e adquirir informações acerca de como obter passaportes, vistos e autorizações de migração, autorização de residência, registro de estrangeiros no Brasil, prorrogação de estadia no País e todos os documentos legais necessários para Registro Nacional Migratório (RNM)".

O grupo de visitantes vindo da UFT, composto por mais de 30 estudantes, e também acompanhado pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Fernando Furquim de Camargo, foi recebido pelo delegado regional executivo e superintendente substituto, Max Ribeiro, e pelo delegado de imigração, Artur Vieira. Ambos explicaram parte da história e atribuições da PF junto ao Estado brasileiro, conforme a legislação vigente.

O agente administrativo da imigração, Nonato, e o agente de polícia da imigração, Carvalho, descreveram o trabalho com os registros migratórios, além de apontar direitos e deveres do imigrante. Nonato destaca que os estrangeiros não devem ter medo de procurar a Polícia Federal para regularizar sua migração. "A Polícia Federal vê como ato de boa fé quem a procura para resolver seus problemas". Carvalho acrescenta também que, se o estrangeiro receber alguma informação duvidosa, deve entrar em contato para confirmar a informação junto a instituição.

Ao fim, o doutorando em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Jorge Mendes, com origem em Guiné-Bissau, comentou que foi uma boa surpresa ser recebido pela Polícia Federal para tirar suas dúvidas. "Foi uma grande oportunidade essa em que a Policia Federal nos deu uma palestra para explicar como funcionam as questões para o imigrante. E pode ter certeza de que nós vamos repassar essas informações para futuros estudantes e colegas".