Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Arraias tem sua primeira aula do curso de inglês do Ceclla
idiomas e mobilidade internacional

Câmpus de Arraias tem sua primeira aula do curso de inglês do Ceclla

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Lunes, 28 Agosto 2023 12:48 | Última actualización: Lunes, 28 Agosto 2023 16:19

A Coordenação de Internacionalização (Relinter), o Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (Ceclla) e a Direção do Câmpus comemoraram a oferta de curso de idiomas gratuitos aos estudantes de Arraias. A aula inaugural foi realizada no dia 24 e foi bem acolhida pela comunidade.

Segundo a coordenação, a atividade foi um grande aulão para explicar um pouco do projeto e das ações de internacionalização e do foco do curso que visa a participação em editais de mobilidade acadêmica internacional.

Expansão e histórico do Ceclla

A coordenadora do Ceclla, Daniella Corcioli, aponta que o projeto tem o histórico de contribuir para que a UFT fosse pioneira na oferta gratuita de cursos de idiomas para a inclusão linguística e mobilidade. “Começou no Câmpus de Porto Nacional em 2010 com os cursos ministrados pelos estudantes da graduação em Letras-Inglês. Antes da pandemia da covid-19, o Ceccla chegou a ter 20 turmas ao mesmo tempo. Desde 2022 se expandiu para Palmas e em 2023 para os câmpus de Miracema e Arraias. Atualmente são nove turmas, sendo que uma delas é de ensino de língua portuguesa pra estrangeiros, enquanto as outras oito turmas são de ensino de língua inglesa”.

A coordenadora de Internacionalização, Adila Maria T. Lima, explica que todo o curso é modelado para a conversação nessa parte mais prática do idioma. E assim atender aos editais internos e externos a nível global, dos quais a UFT é associada. "Mais do que um teste de proficiência ou ser certificado no idioma, a diferenciação é que, com esses cursos, o estudante se prepara para situações da vida de intercâmbio: passar na alfândega, visitar uma universidade e representar a UFT lá fora. "

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, destaca que o Ceclla tem feito a diferença junto a comunidade externa também. "É um programa que tem feito a diferença, principalmente com a presença da Universidade na Educação Básica, a partir do atendimento também aos estudantes de Ensino Médio".

marcador(es): Arraias,Home,Relinter