Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT participa do maior evento em Genética Molecular de Plantas do Brasil
PESQUISA

Escrito por Daniela Camargos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 02 Junio 2023 10:20 | Última actualización: Miércoles, 06 Marzo 2024 11:37

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, representou a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no VIII Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, que ocorreu entre os dias 30 de maio a 02 de junho, em Florianópolis - SC.

O pesquisador apresentou o trabalho intitulado “RGeasy: a reference gene analysis tool for gene expression studies via RT-qPCR”, com a colaboração de pesquisadores do Curso de Ciência da Computação e do Mestrado em Agroenergia Digital da UFT, além de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras/UFLA.

Barreto discorreu sobre a importância do trabalho e de sua participação no maior evento da área, “apresentei um trabalho inovador e muito relevante. O RGeasy é primeiro banco de dados de genes de referência, uma ferramenta que vai facilitar o estudo de genes-alvo em espécies de microrganismos, plantas e animais. Quanto ao evento, é uma satisfação muito grande participar de um dos maiores acontecimentos de genética molecular de plantas do mundo e entregar para a comunidade científica da área um excelente instrumento que vai auxiliar no desenvolvimento de estudos genéticos”, frisou o pesquisador.

O estudo apresentado gerou um registro de software, depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial/INPI pela equipe do NIT da UFT, bem como uma dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Digital, pela pesquisadora Micaele Rodrigues de Souza.

SBGMP

O Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas (SBGMP), considerado o evento mais importante da comunidade científica brasileira de genética molecular de plantas, acontece de forma bianual desde 2007. A Iniciativa é de pesquisadores da área vegetal de diversas regiões do Brasil com apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Apesar de ser nacional, o SBGMP tem alcance internacional e, por isso, realizado em inglês.