Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT participa do maior evento em Genética Molecular de Plantas do Brasil
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Pesquisador da UFT participa do maior evento em Genética Molecular de Plantas do Brasil

Escrito por Daniela Camargos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 02 Junio 2023 10:20 | Última actualización: Miércoles, 06 Marzo 2024 11:37

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, representou a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no VIII Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, que ocorreu entre os dias 30 de maio a 02 de junho, em Florianópolis - SC.

O pesquisador apresentou o trabalho intitulado “RGeasy: a reference gene analysis tool for gene expression studies via RT-qPCR”, com a colaboração de pesquisadores do Curso de Ciência da Computação e do Mestrado em Agroenergia Digital da UFT, além de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras/UFLA.

Barreto discorreu sobre a importância do trabalho e de sua participação no maior evento da área, “apresentei um trabalho inovador e muito relevante. O RGeasy é primeiro banco de dados de genes de referência, uma ferramenta que vai facilitar o estudo de genes-alvo em espécies de microrganismos, plantas e animais. Quanto ao evento, é uma satisfação muito grande participar de um dos maiores acontecimentos de genética molecular de plantas do mundo e entregar para a comunidade científica da área um excelente instrumento que vai auxiliar no desenvolvimento de estudos genéticos”, frisou o pesquisador.

O estudo apresentado gerou um registro de software, depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial/INPI pela equipe do NIT da UFT, bem como uma dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Digital, pela pesquisadora Micaele Rodrigues de Souza.

 SBGMP

O Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas (SBGMP), considerado o evento mais importante da comunidade científica brasileira de genética molecular de plantas, acontece de forma bianual desde 2007. A Iniciativa é de pesquisadores da área vegetal de diversas regiões do Brasil com apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Apesar de ser nacional, o SBGMP tem alcance internacional e, por isso, realizado em inglês.

 

Fim do conteúdo da página