Página inicial > Últimas Notícias > Professor de Filosofia da UFT ministra curso de extensão sobre Teoria política kantiana
Filosofia

Escrito por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 25 Mayo 2023 17:16 | Última actualización: Jueves, 25 Mayo 2023 17:38

O curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promoverá, de 24 junho a 26 agosto, o curso de extensão "Os pressupostos epistemológicos da Paz Perpétua Kantiana". Com carga horária de 16h, quatro encontros serão realizados aos sábados, das 8h às 12h, na Escola Estadual Centro de Ensino Médio Tiradentes.

Os encontros têm o objetivo de apresentar à comunidade geral, sobretudo aos alunos do ensino médio e trabalhadores, o pensamento político-contratualista do filósofo alemão Immanuel Kant, voltado para a Paz Perpétua. Serão ofertadas quarenta vagas. Para realizar o curso, o interessado deverá efetuar sua inscrição gratuitamente, no primeiro dia de aula, na escola estabelecida como ponto de encontro.

“Mais de dois séculos após a publicação da Paz Perpétua, a temática do livro ainda é bastante atual. Por isso, fazer um resgate dos pressupostos desta obra é salutar para se pensar o mundo político em sua atual conjuntura. Hoje, presenciamos uma escalada da violência em todos os cantos da sociedade: a intolerância se faz presente em todo recinto onde o Estado democrático de direito vive. Juntamente com a violência e intolerância, o conceito de guerra nunca fica em segundo plano; principalmente a guerra entre as nações, explica Marco Aurélio Cardoso, professor do curso de Filosofia que ministrará as aulas do curso.

De acordo com o professor, no decorrer das aulas, serão traçados os passos percorridos pelo teórico político alemão, a fim de compreender melhor a abrangência de sua teoria. “Em alguns momentos, a teoria de Kant apresenta, inegavelmente, uma filiação com algumas teses da tradição republicana. Mas, sem dúvidas, consegue romper com sólidas estruturas construídas pelos gregos clássicos, pelos cristãos medievais, pelos humanistas renascentistas e também pelos pensadores da modernidade”, explica.

Onde as aulas serão ministradas?

A Escola Estadual Centro de Ensino Médio Tiradentes está localizada na Quadra 806 sul, alameda 04, lt. 16, Palmas - Tocantins.

marcador(es): Curso,Extensão,Home