Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Nutrição da UFT recebe visita técnica da Escola Estadual Novo Horizonte
Visita técnica

Escrito por Caroline Carvalho | Publicado: Martes, 16 Mayo 2023 14:47 | Última actualización: Martes, 16 Mayo 2023 14:52

O curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, nesta sexta-feira (12), uma visita técnica da Escola Estadual Novo Horizonte. A ação, organizada pelo Programa de Inovação Pedagógica (PIP) de Nutrição, objetivou apresentar aos estudantes da escola as diversas áreas da Nutrição, através de oficinas e palestras executadas no complexo laboratorial do curso.

Por meio das Trilhas de Aprofundamento - Ciências da Saúde e suas Tecnologias, adotadas com a implantação do Novo Ensino Médio, os alunos da escola tiveram a oportunidade de debater, com os acadêmicos do curso, assuntos relacionados à Nutrição e à qualidade de vida. “A escola entrou em contato com o curso para solicitar uma visita técnica e, a partir disso, os próprios acadêmicos estudaram, desenvolveram e organizaram todas as oficinas”, explica a professora Kellen Cristine Silva.

Segundo a docente, a tríade universitária - ensino, pesquisa e extensão - também estava presente no encontro. “O ensino vem através dos alunos, que fazem as apresentações. Então, eles têm que estudar, relembrar e desenvolver a capacidade de diálogo; A pesquisa está presente porque vários projetos de pesquisa do curso estão sendo apresentados hoje; e temos também a extensão, porque estamos atendendo à comunidade”, completa Kellen.

Divididos em grupos, os alunos da escola fizeram revezamento em cada sala do complexo. No Laboratório de Higiene e Microbiologia, Lucas Soares, presidente do Centro Acadêmico do curso, enfatizou o valor da universidade pública aos alunos. “Vim de escola pública. Então, tento reforçar para eles que, cursar uma graduação, ou seja, estar na universidade pública, não é algo distante da realidade deles. E posso completar que a experiência universitária é extraordinária, porque há alguns anos, eu também estava na escola, sonhando com a oportunidade de estar aqui. Hoje, este é um sonho realizado”, comenta.

Da mesma forma, Amanda Fonseca, presidente da Liga Acadêmica de Terapia Nutricional (Laten), salientou a importância do ensino público e das atividades extensionistas. “A universidade vai muito além da sala de aula. O que eu posso dizer aos estudantes que nos visitaram hoje é que a universidade pública ampliará muito o horizonte deles”, garante a acadêmica.

De acordo com Mateus Barros, aluno do terceiro ano da Escola Estadual Novo Horizonte, aspectos como atenção, interatividade e a simpatia dos acadêmicos do curso foram destaque no encontro. “Estou até cogitando cursar Nutrição. Eles foram muito atenciosos, simpáticos e interagiram bastante com a gente. As apresentações foram interessantes, bem dinâmicas”, conclui.

Nesse sentido, a professora de Biologia da escola, Valdineire Lima, destaca a importância da visita técnica: “Queremos apresentar novos horizontes aos nossos estudantes, despertar o interesse deles pelo curso de Nutrição ou até mesmo qualquer outro curso da UFT. Através das visitas, muitos deles passam a ver que cursar uma graduação é possível. Eles estão amando! Hoje, até mesmo a minha visão sobre o curso se ampliou muito!”, declara.

Conheça um pouco mais sobre o curso de Nutrição da UFT clicando aqui.