Página inicial > Últimas Notícias > Peça da I Mostra Anual de Teatro da UFT recebe alunos do município de Porto Nacional
I Mostra Anual de Teatro

Escrito por Liz Castro | Publicado: Jueves, 11 Mayo 2023 18:01 | Última actualización: Viernes, 12 Mayo 2023 13:59

Nessa quarta-feira (10), foi apresentada a peça "Voltar para casa depois de anos sem coragem", para alunos de segundos e terceiros anos do CEM Florêncio Aires, do município de Porto Nacional. A atividade faz parte da I Mostra Anual de Teatro da UFT, Câmpus de Palmas, e apresenta os trabalhos desenvolvidos pelo curso para estudantes da rede pública de Educação Básica, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

A peça foi encenada pelo  Tiago Wender, ator e formando em Teatro pela UFT, sob a direção do professor Marcial Asevedo. “Essa peça foi minha pesquisa de TCC sobre espacialidade dentro do teatro contemporâneo e fala sobre amor, dores e alegrias de se amar, de ser amado e também de não amar”, comentou o ator e formando.

Além da apresentação, houve ainda um bate-papo com os estudantes que ocorreu antes e depois da apresentação. A Heloísa Lopes, aluna do segundo ano do CEM Florêncio Aires, expressou o seu entendimento sobre a peça: “Eu gostei bastante e entendi que ele (Tiago) perdeu alguém que realmente gostava muito e acabou descontando essa tristeza em bebidas. E por causa disso, ele não estava mais sentindo gosto em viver aquela vida sem aquela pessoa que ele amava. A dor foi  tanta que ele se  matou e depois foi direto para o paraíso dele e viveu o feliz para sempre dele", contou a estudante.

O professor Heitor Oliveira é um dos organizadores, junto ao professor Marcial Asevedo, e ressalta a importância dessa dinâmica para o curso: “Na  realidade do curso, um dos motivos da gente ter proposto essa Mostra é que tem muitas atividades distintas em Teatro que geram resultados cênicos. Então a ideia do projeto é também criar um espaço para que todos esses trabalhos, que surgem no contexto do curso de várias maneiras, tenham uma oportunidade de fazer temporadas”, pontuou.

No dia 24 de maio, será a vez dos estudantes do Colégio Estadual João da Silva Guimarães, do município de Silvanópolis, participarem da peça  e do bate papo.

Sinopse

Experimento cênico que mostra, através de performance, poesia e corpo, as dores e alegrias de amar e ser amado.

É uma despedida, ao passo que é um ponto de chegada.

Um adeus cheio de esperança. Mistura de devoção e redenção frente às dificuldades que a vida traz para aqueles que amam.

É preciso ter coragem para amar, é preciso ter coragem para deixar de amar e é preciso ter coragem para voltar para casa.

O trabalho foi criado para espaços alternativos, fomentando uma pesquisa em espacialidades contemporâneas e buscando afetar o espectador de forma emotiva e reflexiva.

marcador(es): Palmas,Teatro,Home,Matuto