Página inicial > Últimas Notícias > Gestão da UFT se reúne com parlamentares para agradecer o apoio e trabalho
UFT 20 ANOS

Gestão da UFT se reúne com parlamentares para agradecer o apoio e trabalho

Escrito por Virgínia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Viernes, 05 Mayo 2023 17:59 | Última actualización: Lunes, 08 Mayo 2023 08:58

“Todos nós temos um respeito grande pela UFT”, foi o que disse a Senadora Dorinha Seabra durante um encontro com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a equipe de gestão, para agradecer aos parlamentares do estado o apoio e trabalho nesses 20 anos. Na ocasião também estiveram presentes o deputado estadual Júnior Geo, o diretor geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) Léo Araújo e o presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, professor André Pugliese, no ato representando a prefeita de Palmas.

Foto: Virgínia MagrinFoto: Virgínia Magrin

O reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, agradeceu a todos os parlamentares em nome da equipe de gestores da universidade e enfatizou que só foi possível avançar e conquistar tanto até hoje, com o empenho e trabalho de todos e o apoio das personalidades políticas, não apenas com o reporte financeiro, mas também com o reconhecimento e defesa da universidade e do ensino de qualidade.

Dorinha, que atualmente é representante da Comissão de Educação do Senado, destacou o importante papel desempenhado pela universidade no estado com presença maciça, pesquisas, valorizando o saber local, o saber científico e com a extensão sempre próximo à comunidade. Ela destacou ainda o desafio que é continuar alimentando o tripé do ensino, pesquisa e extensão, ajudando também na consolidação da UFNT, que nasceu da UFT. Na ocasião elogiou o trabalho da gestão, na pessoa do Bovolato, que mesmo em meio aos arrochos financeiros, nunca deixou de inovar e apresentar ao governo federal um trabalho de modernização e acompanhamento do ponto de vista administrativo. A Senadora parabenizou a equipe, falou do seu respeito e se colou a disposição para contribuir com a educação pública e de qualidade no estado.

Foto: Virgínia Magrin Foto: Virgínia Magrin

O deputado Júnior Geo também tem experiência com a educação e reconhece o papel da UFT para o Estado, que, segundo ele, tem mudado a realidade do Tocantins: “Ao invés de fazer com que alunos se desloquem para fora com o risco de não mais voltar, nós estamos trazendo alunos de fora coma possibilidade de aqui ficarem. A UFT é responsável direta pelo desenvolvimento social, econômico e pelo futuro do Tocantins”.

Parceria em prol da educação

O Pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destacou a importância do apoio dos parlamentares, Cezari mencionou que no Tocantins as universidades públicas são as responsáveis pela formação de professores, o que não é o padrão do país, e por isso, são de suma importância para manter o sistema educacional do estado e a fixação de professores.

O vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, lembrou que a Senadora Dorinha foi fundamental para ajudar no processo de retomada da avaliação do curso de Pedagogia da UFT que estava parado há um tempo.  Aproveitou a ocasião para destacar que o curso de Pedagogia, depois deste apoio, estava finalizando no dia de hoje sua etapa de avaliação e a perspectiva é de uma avaliação positiva, em vista da qualidade ofertada.

Marcelo agradeceu o apoio do deputado Junior Geo, junto ao ambulatório, que é algo que já está se consolidando e vai melhorar muito a inserção da sociedade para vir à universidade, por meio de atendimentos ambulatoriais com os seis cursos da área de saúde – três em Miracema e três em Palmas: “Com certeza isso vai ajudar a gente melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços da universidade para a sociedade”.

André Pugliese, por sua vez, destacou a relevância da universidade como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social: “Quanto da economia da cidade hoje é fruto de termos transformado ao longo dos anos em um rub de prestação de serviços de saúde e educação. Precisamos cada vez mais enaltecer a UFT como um dos agentes dessa transformação que o Tocantins tem e só aumenta a cada dia na região. Somos uma referência na região para muitas pessoas do Mato Grosso, Bahia e Pará”.

Léo Araújo, que começou na UFT como estagiário, relembrou sua trajetória e a alegria de ver a evolução da UFT ao longo dos anos: “A Universidade vem cumprindo com a sua função institucional, levando ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação para a sociedade”.

O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés de Souza Arantes Neto, que chegou na UFT em 2004, diz que é importante demais acompanhar o crescimento da universidade e observar como essas parcerias com a fundação, senadores e deputados permitem o crescimento gradual e faz com que todos possam olhar para traz, apesar dos desafios, e reconhecer que vale a pena o trabalho, que vale a pena o esforço e o cansaço para levar um ensino público e de qualidade para todos.

marcador(es): Home,UFT 20 anos