Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT participa de visitas nos EUA para falar sobre o cinema kaiapó
Intercâmbio Científico e Cultural

Escrito por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 22 Febrero 2023 16:05 | Última actualización: Viernes, 03 Marzo 2023 19:50

Entre os dias 16 e 20 de fevereiro, o professor André Demarchi, do curso de Ciências Sociais do Câmpus de Porto Nacional, visitou duas universidades estadunidenses. Durante sua passagem, esteve acompanhado de um grupo de indígenas da etnia Kaiapó para, juntos, ministrarem palestras sobre a produção cinematográfica desse povo.

‘’Estou fazendo palestras junto com o cacique Kakêt Kayapó e com a cineasta Bekwypoi Kayapó, indígenas do povo Mebengôkre (Kayapó), com quem eu faço pesquisa há mais de dez anos’’, explica André. ‘’Fui convidado pelo Dr. Richard Pace e pela Dr. Laura Zannoti para apresentar, junto com os indígenas, minha pesquisa sobre o cinema feito por esse povo’’.

A primeira parada foi na Universidade Vanderbilt, localizada no estado do Tennessee, na região sul dos Estados Unidos. Na instituição, o grupo brasileiro participou da mesa-redonda ‘’In defense of biocultural conservation in Amazônia: poetics and politics of collaborative media-making in the Mêbêngôkre-Kayapó community of A’ukre’’. Na segunda-feira (20), o grupo levou o debate para a Universidade Estadual do Médio Tennessee (Middle Tennessee State University).

Em ambas instituições, o grupo foi bem recebido e as discussões foram proveitosas para todos, sendo de suma importância principalmente para os indígenas, que tiveram a oportunidade de mostrar a riqueza de sua cultura.

Sobre as pesquisas

Com mais de uma década de pesquisa sobre a arte kaiapó, o antropólogo André Demarchi desenvolveu projetos de ensino, pesquisa e extensão e produziu trabalhos acadêmicos sobre a relação do povo Kaiapó, com diferentes formatos midiáticos. Para conferir uma parte do seu trabalho, leia:

Comentário ao artigo - Authenticity and Anthropophagy in Kayapó Film Production

Vídeo-Ritual: Circuitos Imagéticos e Filmagens Rituais entre os Mebêngôkre – Kayapó

A imagem cronicamente imperfeita: o corpo e a câmera entre os Mebêngôkre-Kayapó