Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFT participa da 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes
Reitoria

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 15 Febrero 2023 17:33 | Última actualización: Miércoles, 15 Febrero 2023 17:33

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luis Eduardo Bovolato, está participando da 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. A abertura da reunião ocorreu na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, com a participação da secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas ao planejamento e ao orçamento das universidades para o ano de 2023.

Na manhã desta quarta-feira (15), o Conselho da Andifes recebeu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda. Entre as principais pautas abordadas, neste segundo dia reunião, foi a apresentação do relatório da Comissão de Memória , Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos e dos relatos da Comissão de Comunicação da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM). Também fizeram parte da programação os informes do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das instituições (Copropi).

O professor Bovolato destacou a importância das discussões apresentadas na abertura do evento: "A reunião foi bastante positiva porque tivemos ontem a presença da atual secretária de Ensino Superior, a professora Denise, que assumiu recentemente a Sesu. Foi um diálogo muito construtivo e de aproximação de toda a política que se pensa para o ensino superior, com uma interlocução muito forte com a Andifes, onde o tema central foi concentrado nas questões de limitação orçamentária e da possibilidade de recomposição do orçamento já neste ano”.

Bovolato também ressaltou que as palavras da ministra Luciana Santos, durante a reunião, trazem perspectivas muito positivas para as universidades federais, em 2023: “Hoje, tivemos aqui também a participação da atual ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana, que fez uma fala no sentido da importância e papel da Andifes como representante das universidades; e ela espera a colaboração e fortalecimento das universidades e a contribuição delas para o fortalecimento das políticas públicas ligadas à retomada do protagonismo da Ciência, da Tecnologia, da Inovação, dos investimentos. E ambas as falas foram bem recebidas pelo coletivo de reitoras e reitores. A gente espera que tenhamos, a partir deste ano, uma renovação das expectativas do ponto de vista de avanços  no que diz respeito ao papel e atuação das universidades federais”.

marcador(es): Reitoria,Home,Andifes