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Programas institucionais

Conheça os programas de bolsas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência da UFT

Escrito por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 14 Diciembre 2022 16:18 | Última actualización: Miércoles, 14 Diciembre 2022 16:43

Os programas institucionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Residência Pedagógica (RP) e de Iniciação à Docência (Pibid), iniciaram um novo ciclo em novembro de 2022. Ao todo, 270 acadêmicos foram contemplados com bolsas para o RP e 288 para o Pibid. 

 Ambos os programas fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), intermediado pela Capes. Apesar de terem sido impactados pelo recente contingenciamento de verbas aplicado pelo Governo Federal, os recursos para o pagamento das bolsas referentes ao mês de novembro já foram desbloqueados.

Conheça o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O Pibid fomenta a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior, através da inserção de acadêmicos no cotidiano das escolas públicas de educação básica. A UFT integra o Programa desde o ano de 2007 e, a cada dois anos, tem sido contemplada nos editais nacionais

As bolsas são destinadas aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura. No entanto, para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação  básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

 Conheça o Programa de Residência Pedagógica (RP)

O Programa de Residência Pedagógica pretende induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

O programa é realizado em regime de colaboração entre a União, por meio da Capes, os estados, o Distrito Federal e os municípios, por intermédio das secretarias de educação ou órgão equivalente, e as Instituições de Ensino Superior (IES).

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