Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFT conquista ouro em torneio de swordplay na Bahia
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Equipe da UFT conquista ouro em torneio de swordplay na Bahia

Escrito por Gabriela Cardoso | Edição: Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Fotografia: Marcio Luis Dantas Lima Filho | Publicado: Jueves, 24 Noviembre 2022 09:28 | Última actualización: Jueves, 24 Noviembre 2022 12:19

Nos dias 12 e 13 de novembro, cerca de 20 atletas do grupo “Protetores da Cachoeira do Makka-Kuh”, que realizam treinos no Câmpus de Palmas, participaram do 1º Encontro de Clãs da Bahia, que ocorreu em Salvador. O universitário Samuel Mendes conquistou a medalha de ouro no Torneio Leônidas, na categoria de armas mistas.

O swordplay boffering é um esporte que simula lutas medievais com armas acolchoadas, que não machucam, de forma segura e divertida. Durante o combate, evita-se o excesso de força e não são permitidos golpes que atinjam a cabeça, virilha ou seios (nas mulheres). É uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa a partir de 12 anos de idade, não havendo separação por gênero.

No evento, os combatentes da UFT também participaram de combates em grupos, dinâmicas de treino e oficinas de HEMA (sigla para historical european martial arts; “artes marciais históricas europeias”), uma modalidade do swordplay que utiliza armaduras acolchoadas e armas mais pesadas, buscando uma simulação mais realista, mas ainda segura. A intenção do grupo é conseguir ofertar, a partir do próximo semestre, treinos de HEMA gratuitos e abertos à comunidade na UFT.

O projeto de swordplay, no Câmpus de Palmas, é uma iniciativa do programa UFT em Movimento, que disponibiliza atividades para a melhoria da qualidade de vida da população dentro do Câmpus. Os treinos de swordplay ocorrem atualmente às quartas-feiras, de 18h até 20h30, em frente ao Bloco Bala 1. Os equipamentos para treino são disponibilizados pelo grupo organizador. Mais informações pelo Instagram @protetoresdacachoeira.

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página