Página inicial > Últimas Notícias > UFT realiza minissimulação baseada nas reuniões da Organização das Nações Unidas
Relações Internacionais

Escrito por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 11 Noviembre 2022 09:20 | Última actualización: Viernes, 11 Noviembre 2022 10:37

O Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Relações Internacionais do Câmpus de Porto Nacional promove, nos dias 24 de novembro e 01 de dezembro de 2022, das 8h às 11h30, o I Mini SimulaRI – uma simulação baseada nas reuniões do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), que discutem e analisam os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS).

O evento será presencial e realizado por alunos e professores do curso de Relações Internacionais e é voltado aos alunos do terceiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico em administração do Instituto Federal do Tocantins de Porto Nacional. Para explicar o que é o Mini SimuRI, dois workshops estão sendo realizados no IFTO – Porto Nacional: um aconteceu ontem, dia 10 de novembro; e outro será dia 17 de novembro, de 8h às 9h40.

Os workshops terão como tema o funcionamento do sistema da ONU e do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, o que são as ODS e quais são suas importâncias, além de explicar as que foram escolhidas para desenvolver a simulação.

No segundo encontro, serão trabalhadas as regras e as dinâmicas da simulação. Ocorrerá uma breve apresentação das edições passadas, feita para o público exclusivamente universitário. Havaerá também um exemplo prático da minissimulação, além de tirar dúvidas e ajudar na pesquisa de cada delegação a respeito do posicionamento de cada país na apresentação.

O tema este ano é “Avanço e implementação da Agenda 2030 sob os impactos da pandemia da COVID-19: Vida terrestre e Vida marinha”.

Esta é a quarta edição do Projeto de Integração Pedagógico de Relações Internacionais, porém, é a primeira edição que ocorrerá no formato “Mini”.

O SimulaRI é uma experiência importante para os alunos conhecerem melhor as dinâmicas da área profissional e da educação em relações internacionais, além de tornar possível o desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de técnicas de negociação, oratória, redação, pesquisa, resolução de conflitos e cooperação.