Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Ciência e Tecnologia: UFT dá passos importantes para levar suas produções científicas e tecnológicas à sociedade
Dia da Ciência e Tecnologia

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Domingo, 16 Octubre 2022 08:00 | Última actualización: Sábado, 15 Octubre 2022 23:54

Hoje, 16 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia da Ciência e Tecnologia. A data tem como objetivo não só homenagear a grandes descobertas científicas e tecnológicas feitas pela humanidade ao longo dos séculos como também, incentivar as novas gerações a continuarem produzindo conhecimento na área. E, nesse contexto de incentivo às produções científicas e tecnológicas, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem dado passos importantes para levar suas produções à sociedade.

Com a criação do Núcleo Inovação Tecnológica (NIT) em 2011, em atendimento à Lei da Inovação (Lei n° 10.973 de 02 de dezembro de 2004), que contribuiu para criação de um ambiente propício à inovação e a produção tecnológica dentro da Universidade, a UFT se tornou referência em proteção e manutenção dos ativos imateriais, de patentes e de registros de softwares. Isso faz da Universidade uma das instituições da região Norte com uma das maiores vitrines tecnológicas protegidas, com ativos imateriais que visam principalmente o uso sustentável da biodiversidade.

A professora Claúdia Auler, que é a atual gestora do NIT, destaca que durante esses 11 anos de existência do Núcleo, a UFT, por meio de seus pesquisadores e alunos, avançou significativamente no processo de desenvolvimento de tecnologias, e que agora é o momento de progredir. “Nesse percurso, trabalhamos bem no desenvolvimento da cultura de inovação e proteção do conhecimento.  Então hoje, os nossos pesquisadores, os nossos alunos sabem, que quando eles geram produtos que são passíveis de proteção, há um setor que é responsável pelo processo de proteção intelectual. Mas agora nós precisamos avançar, para transformar esse portfólio de patentes e softwares em produtos que possam, de fato, serem usados pela sociedade”.

E foi pensando nisso, que a UFT lançou no final de setembro a Agência de Inovação da Universidade, a InovaTO. Além de contribuir com o cumprimento dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025), a InovaTO vai possibilitar que a UFT transfira o conhecimento científico e tecnológico produzido dentro dos seus laboratórios para empresas e governos, conhecimento esse, que posteriormente vai chegar à sociedade em forma de produtos e serviços.

Segundo a professora Cláudia, a InovaTO é um instrumento importante para esse processo de transferência de tecnologia, pois trabalha tanto na proteção do conhecimento, na promoção do empreendedorismo, como também faz a conexão entre a UFT, empresas e outras instituições do Brasil e do exterior. “Outra área importante da InovaTO é a das relações interinstitucionais. Ou seja, ela vai formalizar todas as conexões da UFT com outras entidades e instituições, por meio de acordos de parceria, acordos de cooperação técnicas, parcerias para pesquisas, desenvolvimento e inovação, convênios e contratos de prestação de serviços técnicos especializados”.

Outro importante passo dado pela UFT nesse processo de transformação do conhecimento científico e tecnológico em produtos que atendam a sociedade, foi a aprovação da Política de Inovação Institucional. O principal objetivo de sua aprovação é trazer a segurança jurídica necessária para que a Universidade possa se relacionar com outras instituições públicas e privadas, promovendo um ambiente favorável para a inovação, o empreendedorismo a relação da Universidade com empresas privadas, com outros institutos de ciência e tecnologia, e com as diferentes esferas governamentais.

De acordo com a professora Cláudia, a Política de Inovação visa aproximar a UFT ainda mais da sociedade: “A Política de Inovação Institucional vai favorecer principalmente o que a gente chama de inovação aberta, que é trazer as demandas da sociedade, que sejam da sociedade civil organizada ou de empresas privadas com ou sem fins lucrativos. Então essas demandas podem ser atendidas pelos pesquisadores e os alunos, possibilitando o desenvolvimento dessas soluções úteis para a sociedade de forma segura e que dê respaldo legal para o pesquisador, para a UFT e para a empresa”.

A professora enfatiza ainda que a InovaTO e a Política de Inovação juntas tem como propósito fundamental, colaborar para que a UFT seja, de fato, uma Universidade sem muros: “Esperamos que a Instituição possa atender a sociedade da melhor forma possível, formando recursos humanos qualificados, mas também entregando produtos, processos, serviços que atendam às necessidades da sociedade. E que possamos realizar mais parcerias, impactando significativamente no ecossistema de inovação, tanto aqui do Tocantins, quanto da região Norte e quiçá do Brasil”.

Sobre o Dia da Ciência e Tecnologia, Cláudia ressalta que a comemoração da data traz uma perspectiva positiva para que a UFT alcance seus objetivos e aumente seus impactos no campo da Ciência e Tecnologia. “O lançamento da InovaTO acontecendo próximo a outubro, que é um mês relacionando à Ciência, Tecnologia e Inovação, potencializa a importância do trabalho a ser realizado pela Agência. Acreditamos que essa data traz uma perspectiva animadora, reforçando alguns dos objetivos da Universidade, entre eles a geração de conhecimento e tecnologias que proporcionem o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento regional no âmbito da Amazônia Legal”.