Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão "Qualificação e autonomia econômica de mulheres" lança catálogo com registro das ações realizadas
Início do conteúdo da página
Extensão

Projeto de extensão "Qualificação e autonomia econômica de mulheres" lança catálogo com registro das ações realizadas

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Jueves, 22 Septiembre 2022 17:34 | Última actualización: Jueves, 22 Septiembre 2022 17:34

O projeto de extensão “Qualificação e Autonomia Econômica das Mulheres no Tocantins: um caminho possível”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura  e Assuntos Comunitários da UFT (Proex) entre 2021 e 2022, conclui suas atividades no próximo dia 30 de setembro. Como forma de mostrar para a sociedade os resultados alcançados pelas ações desenvolvidas durante o projeto, a Proex elaborou um catálogo que reúne informações sobre as localidades impactadas pela iniciativa e as atividades desenvolvidas junto às mulheres de cada região.

Patrocinado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e apoiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o projeto tinha como principal objetivo empoderar mulheres de todas as idades e de classes sociais em situação de vulnerabilidade. A meta é ampliar suas possibilidades profissionais através de cursos de capacitação em áreas como: design de biojoias, gastronomia local, corte e costura, empreendedorismo, produção de doces a partir de frutos do cerrado, entre outros.

Durante o período de atividades, o projeto percorreu mais 940 km do sul ao norte do Tocantins, passando por cidades, povoados, comunidades quilombolas e unidades prisionais. Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários Maria Santana Milhomem, que também coordenou o projeto, os resultados alcançados foram exitosos: “Foi um sucesso o nosso trabalho com esse projeto. Tivemos resultados extremamente positivos, e uma prova disso é esse material que está sendo divulgado, que é esse produto e também vamos lançar um vídeo”.

A pró-reitora também explica como as ações foram desenvolvidas: "Foi um trabalho realizado com 1.200 mulheres, mulheres que estavam em depressão, mulheres que estavam em situação de risco porque no projeto, nós trabalhamos além da capacitação, da formação do curso prático, nós trabalhamos também com a questão a questão da violência contra a mulher, atuamos com duas unidades prisionais e os resultados foram muito bons mesmo. Temos relatos de muitas mulheres, que falam sobre o sucesso que foi o curso na vida delas”.

Maria Santana destaca ainda os planos para o futuro em relação ao encerramento do projeto e agradece a participação de toda equipe envolvida nas ações: “Os nosso próximos passos agora são a entrega dos certificados e acompanhamento dessas mulheres por meio de outros projetos da Universidade e do Ministério e quero agradecer a todas as instrutoras e instrutores que participaram do processo formativo, as mulheres do Tocantins, que participaram conosco, os motoristas da UFT os coordenadores, equipe do projeto, ao MDH e de forma geral, a todas as pessoas que participaram, foi um sucesso”. 

O catálogo elaborado pela Proex sobre o projeto de extensão pode ser acessado aqui

 

 

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página