Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da Relinter faz visitas em Brasília para trocas de experiência e acordos para a UFT
Internacionalização e inovação

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Viernes, 19 Agosto 2022 17:50 | Última actualización: Jueves, 13 Octubre 2022 17:29

Com o objetivo principal de trocar experiências e articular acordos de cooperação, a equipe da Coordenação de Relações Internacionais (Relinter) e a Vice-Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão, desde a quarta-feira (17) até esta sexta-feira (19), com reuniões e visitas técnicas para fortalecer a internacionalização na universidade.

Primeiramente, a equipe visitou à Agência Aeroespacial Brasileira para articular acordo de cooperação e fortalecer pesquisas na área aeroespacial de forma pioneira no Tocantins para o lançamento de balões. Em um segundo momento visitaram a embaixada portuguesa a fim de conhecer um pouco mais sobre os interesses mútuos de cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa daquele pais para intercâmbio entre os alunos. A equipe também visitou a embaixada do Canadá, que demonstrou programas de apoio as universidades, intercâmbios, demais programas para parceria com a UFT.

Visita embaixada portuguesa.Visita embaixada portuguesa.

Na quinta-feira e na sexta-feira 18 e 19 de agosto, a programação contou com visita técnica na Secretaria de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB) para troca de experiencias, processos e fluxos, que auxiliará no processo de reestruturação do setor de Relações Internacionais da UFT. Conforme Ádila Lima, coordenadora da Relinter, a visita servirá para melhor adequação do nosso setor de internacionalização, baseado na experiência e projetos exitosos da UNB.

Equipe participante das visitas junto ao secretário de Relações Internacionais da UNB, Virgílio Almeida e o Secretário do CGRIFES.Equipe participante das visitas junto ao secretário de Relações Internacionais da UNB, Virgílio Almeida e o Secretário do CGRIFES

Para o vice-reitor, Marcelo Leineker, "foram dois dias de reunião nessa missão para conhecer a história, os convênios, as dificuldades que o setor de internacionalização da UNB já enfrentaram, para podermos, à partir disso, também trabalharmos uma melhor estruturação das nossas relações internacionais que estão dentro da agência de inovação e internacionalização que está sendo criada na UFT. Já na Agência Aeroespacial foi apresentado um protocolo de intenções em que a UFT, em parceria com eles, trabalhariam em conjunto para poder fazer parte de lançamento de balões na atmosfera. Então, foram apresentados as condições do acordo e quais seriam as características do local que poderia sediar essa missão, e entendemos que a universidade tem capacidade técnica para poder participar em conjunto e vai ser procedido agora com a assinatura do termo de intenções para que possamos fazer o plano de trabalho e aí, efetivamente, depois começar a implantação do projeto".

marcador(es): Home,Vice-reitoria,Relinter