Página inicial > Últimas Notícias > Ingresso de jovens na UFT e interiorização do ensino superior é tema de episódio do "Podcast Rotatórias PSI"
Miracema

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Martes, 19 Julio 2022 14:29 | Última actualización: Martes, 19 Julio 2022 17:11

Produzido por seis discentes da turma de Psicologia de 2021, articulando ensino e extensão, por meio do Projeto Rotatórias Psi e da disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, o episódio de podcast aborda o ingresso de jovens miracemenses na UFT - Câmpus de Miracema, situando o processo de interiorização da UFT como importante função social das universidades brasileiras em prol da justiça social e da eliminação das desigualdades sociais.

Para a elaboração do roteiro do episódio, os discentes contaram com a colaboração da bolsista de extensão Sibelle Couto, dos extensionistas José Bryan e Ana Caroline Alves, além da coordenadora do projeto, professora Dra. Daniele Vasco. O processo baseou-se em uma escrita colaborativa, utilizando-se da pesquisa de referencias teóricas do campo da Psicologia do Desenvolvimento e de entrevistas com agentes da comunidade escolar de uma Escola Estadual da cidade de Miracema.

Professora Daniele Vasco Santos diz que o episódio põe em pauta questões sobre os modos de subjetivação produzidos no inicio da vida adulta jovem, momento no qual muitos universitários encontram-se ao ingressar no ensino superior, e suas relações com aspectos sociais e culturais.

Como ação de extensão o episódio será utilizado, em agosto/2022, em rodas de conversa sobre a entrada no ensino superior com alunos do ensino médio de Miracema.

Roteiro: Ana Carolina (extensionista), Antonia Beatriz (discente Psicologia), Andressa Shrbatah (discente Psicologia), Daniele Vasco (coordenadora Rotatórias Psi), José Bryan (extensionista) Sibele Couto (bolsista Pibex 2022), Thayslane Mendes (discente Psicologia). Clique na imagem para acessar ao podcast.

marcador(es): Miracema,Home,Psicologia