Página inicial > Últimas Notícias > Curso aborda “Letramento em Saúde, Produção do Conhecimento e Cuidado-centrado na População"
ENSINO

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Viernes, 15 Julio 2022 16:58 | Última actualización: Martes, 26 Julio 2022 09:23

O Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou nesta semana, de 11 a 15 de julho, o curso “Letramento em Saúde, Produção do Conhecimento e Cuidado-centrado na População", em colaboração científica desenvolvida entre a Toronto Metropolitan University e a Universidade Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O curso abordou conceitos de letramento em saúde individual e comunitário e ainda o de instituições de saúde responsivas ao letramento em saúde, segundo a Declaração de Shanghai (Organização Mundial da Saúde, 2018). A ação objetivou atualizar o conhecimento em letramento em saúde e definir ações multidisciplinares por meio de novas perspectivas conceituais. A programação contou com 30 horas semanais de atividades em sala de aula (presencial).

De acordo com a professora Drª Margareth Zanchetta (enfermeira brasileira-canadense da Toronto Metropolitan University, Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto-Canadá) o curso é financiado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores do Canadá e será ofertado em seis universidades aqui no Brasil. "Já implantamos na Universidade Federal do Mato Grosso, agora estamos na UFT, e, posteriormente vamos para a Universidade Federal do Maranhão, Manaus, Pará e Rondônia. O objetivo do curso é estimular o ambiente acadêmico e os profissionais da saúde para a discussão do Letramento em Saúde, que hoje é considerado pela OMS como determinante social de saúde, ou seja, é como se fosse um grande espectro de habilidades das pessoas, desde a capacidade da pessoa encontrar as informações em saúde, combater fake news e usarem essa informação de maneira segura para tomarem decisão em questão de saúde e vida, quando necessário".

Para a professora da UNB, Dra. Katarinne Moraes (UnB), e atual vice-coordenadora da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals), o objetivo é sensibilizar e promover a divulgação de letramento em saúde como um determinante crítico de saúde, conforme a declaração de Shangai. "É um determinante de saúde importante para se pensar as práticas, como as pessoas estão acessando, compreendendo e usando as informações em saúde para decisões assertivas. A intenção é divulgar isso cada vez mais entre os profissionais de saúde que já estão na prática e trazer esse conceito para dentro da formação dos futuros profissionais de saúde. Então, a Rebrals junto com o Projeto tá nesse processo de divulgação e expansão de conceito de letramento em saúde dentro das universidades brasileiras e entre os profissionais de saúde que já atuam na rede".

Reunião com a Propesq sobre a participação da UFT na Rede de Letramento em SaúdeReunião com a Propesq e Relinter para termo de cooperação com a universidade do Canadá

O curso contou com a parceria da Universidade do Tocantins (Unitins) que realizou filmagem de todo o curso para, posteriormente, o conteúdo ser disponibilizado e compartilhado no âmbito acadêmico da UFT.

marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem