Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Prefeitura de Itapiratins firmam convênio para Internato Rural
medicina

UFT e Prefeitura de Itapiratins firmam convênio para Internato Rural

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Martes, 24 Mayo 2022 14:41 | Última actualización: Martes, 24 Mayo 2022 14:44

UFT e Prefeitura de Itapiratins firmam convênio para Internato Rural

Na última quinta-feira (19), o curso de Medicina do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Coordenação de sua disciplina de Internato Rural, firmou um convênio com a Prefeitura do município tocantinense de Itapiratins, para a realização de atividades acadêmicas práticas. Conforme explica o professor Nilton Vale Cavalcante, coordenador de Assuntos Administrativos do Internato Rural, durante a disciplina, os alunos devem residir, por um período de 12 semanas, em um município do interior do Tocantins, onde atenderão em Unidades Básicas de Saúde e realizarão atividades diversas de diagnóstico, planejamento e intervenção em saúde coletiva.

Para o professor Geraldo Pacheco, coordenador do Internato Rural, embora a experiência seja pioneira nos cursos de Medicina do Tocantins, a inclusão da disciplina em matrizes curriculares veio a partir do processo de mudança pelo qual passou a educação médica no país, com o objetivo de formar médicas e médicos em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina 2001, ratificadas em 2014. "As Diretrizes englobam 'aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer'. Isso leva à capacitação de profissionais com mais autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades”, destaca Pacheco.

Participaram da reunião para a assinatura do convênio o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, o prefeito de Itapiratins, Sandro Rodrigues de Souza, o secretário municipal de Saúde de Itapiratins, Amilton Pereira Lopes, e o coordenador de Assuntos Administrativos do Internato Rural da UFT, Nilton Vale Cavalcante.