Página inicial > Últimas Notícias > Estudo mapeia trajetória do voto no Tocantins de 2002 a 2018
PESQUISA CIENTÍFICA

Estudo mapeia trajetória do voto no Tocantins de 2002 a 2018

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Lunes, 16 Mayo 2022 10:25 | Última actualización: Lunes, 16 Mayo 2022 10:27

Monitoramento Eleitoral (Imagens: Reprodução site Legal)Criado em outubro de 2021, o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal) conta com a participação de pesquisadoras tocantinenses, vinculadas ao curso de graduação em Jornalismo e também ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGComs). A trajetória do voto em nove estados - incluindo o Tocantins - entre os anos de 2002 e 2018 -, e um mapeamento da produção das assembleias legislativas estaduais dessas unidades federativas no Brasil são algumas das produções já disponibilizadas pelo Laboratório.

De acordo com o estudo Eleições, Partidos e Ideologia no Tocantins – 2002 a 2018 há "uma preferência eleitoral entre partidos de direita e de centro se revezando nos cargos eletivos. Ao observar os dados é possível indicar que eles não estão descolados da história da criação do estado, em que duas famílias vinculadas a partidos de centro e de direita se revezaram na gestão do governo estadual", diz o estudo.

O Laboratório em rede conta com quase 40 pesquisadoras e pesquisadores de dez universidades brasileiras, incluindo os nove estados da Amazônia Legal. A equipe do Tocantins tem duas docentes vinculadas ao curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGComs) da UFT: Dr.ª Cynthia Mara Miranda, Dr.ª Liana Vidigal, além de Albertina Vieira, mestra em Comunicação e Sociedade pela UFT, e da egressa do curso de Jornalismo da UFT, Talita Melz.

Ampliar a massa crítica

A professora Cynthia Mara é a coordenadora do Laboratório no Tocantins. Ela destaca que o Legal é um centro de produção de conhecimento voltado para temas de interesse relacionados à Amazônia com dois objetivos: "será, por um lado, um laboratório de pesquisa – ligado, prioritariamente, ao campo da ciência política, focado na produção acadêmico científica, com vistas tanto à qualificação epistemológica do campo no âmbito da Amazônia Legal, quanto à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os estados da região"; Cynthia Mara complementa frisando que o Legal objetiva também "incidir na dinâmica social local, contribuindo para a ampliação da massa crítica de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil, tendo em vista uma participação política e cidadã altamente qualificada".

A coordenação Geral do Legal é do pesquisador e professor Dr. Fabiano Santos, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), e a vice-coordenação é do professor Dr. Ivan Silva, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O Legal conta com apoio do Instituto Clima e Sociedade. O site do Laboratório é acessível pelo endereço https://legal-amazonia.org/, e foi lançado neste mês de maio de 2022.

marcador(es): Home,PPGCom,Jornalismo