Página inicial > Últimas Notícias > Agrotins 2022 é inaugurada oficialmente nesta quarta (11) e a UFT faz parte dessa história

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Miércoles, 11 Mayo 2022 22:44 | Última actualización: Jueves, 12 Mayo 2022 10:19

Com a previsão de receber mais de 120 mil visitantes e movimentar mais de R$ 2 bilhões em volume de negócios, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (11). Quem passar pela feira pode conferir palestras, minicursos, rodas de conversa, exposição de pesquisas, projetos e tecnologias do agro, além da comercialização dos produtos nos pavilhões da feira. Só no stand da UFT, em parceria com  a UFNT, cerca de 35 tecnologias e produtos estão sendo apresentados.

Para o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, que esteve em nosso stand, a participação da UFT na Agrotins marca o início da retomada das atividades presenciais da universidade com pé direito, em um stand bem amplo e organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) . “O trabalho apresentado mostra que durante o período de pandemia a gente teve uma crescente dos projetos de inovação, já que temos mais pesquisadores e projetos expondo, inclusive projetos que foram criados no período da Covid, como é o caso das impressoras 3D e automação com as escolas”, frisou ele.

Extensão e parcerias

Entre as soluções expostas, estava o Programa AgroResidência, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tem como proposito apoiar a qualificação técnica dos recém-egressos das ciências agrárias e áreas afins, por meio de treinamento prático e supervisionado em áreas da administração e economia rural nas unidades produtivas da agricultura familiar no Tocantins. O projeto foi escrito por um grupo de professores que compõe o Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (Neruds) e é coordenado pelo professor Cleiton Milagres, do curso de Administração.

O programa atende atualmente três unidades residentes, partindo do pressuposto que a inovação tecnológica não se restringe a alta tecnologia e que no contexto das unidades residentes da agricultura familiar, a adoção de práticas que proporcionem uma interface entre o conhecimento local e um melhor uso dos recursos naturais podem gerar renda, melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, promover o desenvolvimento rural sustentável.

Milagres conta que trabalhos como esses são fundamentais como uma devolutiva para a sociedade e que eles estão abertos a novas parcerias, para abrir novas unidades residentes, pois o projeto segue até abril de 2024.

Para Ludmila Santos Saraiva, o programa é sinônimo de oportunidade e aprendizado, já que recém-formada ela procurou diversas oportunidades de emprego sem sucesso. Ela já atuou em duas unidades residentes e está muito feliz com o resultado. Da mesma forma, Nhadia Macário, Engenheira Agrônoma recém-formada também animada: “Pra mim é algo muito importante, por poder atuar na região onde nasci, que é o Jalapão”. Afinal, como ela mesmo disse, ela se formou para ter uma formação e ajudar pessoas, e, isso tem sido feito com sucesso!

Pesquisa e interação

Jovens e adolescestes que visitaram o stand da UFT tem se impressionado com o que é visto. A turma do 6 ano de um colégio público de Lageado, por exemplo, ficou impressionada com a apresentação do Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA). Cláudia, Auler, responsável pelo laboratório, conta que o trabalho desenvolvido no LMA permite a análise microbiológica de alimentos e bebidas, bem como na bioprospecção de microrganismos autóctones do Cerrado e Amazônia para aplicação na indústria de enzimas, cerveja, panificação, proteína microbiana e silagem de gramínea C4.

Na ocasião os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos apresentaram alguns desses microrganismos para os visitantes, que puderam observar detalhes por meio do microscópio. A Emili de 10 anos achou tudo diferente, Isac, de 10 anos, achou tudo muito “cientifico” e gostou de entender um pouco mais do mundo das bactérias e microrganismos. Valentina, de 11 anos, achou legal, foi a primeira vez que ela viu algo assim e achou tudo “rosinha e perfeito”.

Para a professora Lara Moraes de Carvalho, que acompanhou a turma, a visita ao stand da UFT permitiu  mostrar novos caminhos para os alunos: “Foi uma oportunidade deles conhecerem os cursos de forma mais profunda, com certeza uma chance única e muito boa pra eles”.

A Agrotins segue com programação até o dia 14 de maio e a UFT e UFNT também, com novidades todos os dias para quem passar por lá.

marcador(es): Home,Agrotins,NIT