Página inicial > Últimas Notícias > Prazo para limpeza de arquivos digitais é prorrogado; saiba o que deve ser feito!
STI

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Jueves, 21 Abril 2022 12:21 | Última actualización: Jueves, 21 Abril 2022 12:21

Os usuários dos serviços Google (Google Workspace) sob login institucional da UFT (de sufixo @uft.edu.br) terão mais prazo para procederem a limpeza de arquivos digitais nos espaços das ferramentas disponibilizadas pela empresa de tecnologia. A prorrogação se deu por causa de instabilidades na Rede Nacional de Pesquisa (RNP) nos últimos dias do prazo anterior, segundo a Superintendência de Tecnologia da Informação.

Todos os usuários deverão verificar suas contas e fazer cópia (backup) ou limpar (deletar) os arquivos digitais desnecessários até dia 28 de abril de 2022. O novo cronograma de ações é o seguinte, abaixo:

● Em 29/04/2022 - Desativação da conta do usuário em desacordo com as medidas emergenciais;
● Durante 30/04/2022 e 26/05/2022 - Período para usuários recorrerem da desativação de sua conta de e-mail, devidamente fundamentado para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.;
● A partir de 27/05/2022 - Ocorrerá a remoção da conta do usuário em desacordo com as medidas emergenciais;

A STI reitera que o espaço das contas deverá ser ajustado de acordo com a tabela seguinte:

• Egressos: Espaço de 1 GB (gigabyte)
  • Estudantes: Espaço de 10 GB (gigabytes)
  • Docentes, técnicos e departamentos: Espaço de 20 GB (gigabytes)

O que fazer para reduzir o espaço?
  1. Inicialmente é preciso verificar e analisar o uso atual do armazenamento no Google Drive, Gmail e também no Google Fotos que estão sob o domínio institucional da UFT (de sufixo @uft.edu.br). A empresa de tecnologia dá orientações sobre isto - clique aqui
  2. Faça cópia (backup) ou limpe (delete) os arquivos desnecessários até 28 de abril de 2022; devem ser verificados arquivos digitais hospedados nos aplicativos disponibilizados pela empresa (Gmail, Google Drive e Google Fotos; este último será desabilitado na UFT com a entrada em vigor da nova política do Google).
  3. Todas as contas institucionais receberão alertas e orientações com frequência, de modo que todos estejam cientes das ações necessárias e também dos prazos estipulados.

Alteração na política de armazenamento

As medidas emergenciais de ajuste no espaço de armazenamento dos serviços Google (Google Workspace) - disponibilizado para estudantes (ativos e egressos), servidores (docentes e técnicos administrativos) e também setores administrativos e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do endereço institucional (de sufixo @uft.edu.br) - foram provocadas pela mudança na política de armazenamento do Google para escolas e universidades em todo o mundo, promovendo uma sensível redução do espaço disponível para todos os usuários. De acordo com a empresa (confira o comunicado aqui), a nova política entrará em vigor em julho de 2022.

Alternativas

A Superintendência de Tecnologia da Informação vem buscando alternativas para suprir as demandas por espaço e aplicativos que atendam às necessidades surgidas em função da pandemia da Covid-19, aulas em modo remoto e a necessidade de gravação de aulas e disponibilização de arquivos digitais. Isto posto, a comunidade universitária pode ter acesso, por exemplo, a aplicativos em nuvem da Microsoft, via Rede CAFe, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Saiba mais detalhes na matéria publicada no Portal de Notícias, acessível pelo link abaixo:

marcador(es): Home,STI