Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT seleciona 10 bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da Ebserh
Pesquisa

Escrito por Daianni Parreira | Publicado: Lunes, 11 Abril 2022 09:55 | Última actualización: Lunes, 11 Abril 2022 09:55

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) abre nesta sexta-feira (08) as inscrições para submissão de projetos de pesquisa e indicação de alunos no Programa de Iniciação Científica (PIC). Serão concedidas 10 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da UFT e UFNT, no valor de R$400 por 12 meses.

Os interessados têm até o dia 22 para participação no processo seletivo. Mais informações estão disponíveis no Edital.

Sobre o PIC

O PIC é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Visa implementar programas e projetos de desenvolvimento científico na área de ciência e tecnologia em saúde em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, e vai financiar 320 bolsas em todo o país.

Entre os objetivos, está a consolidação e o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos HUs/Ebserh, contribuindo, assim, para sua melhoria. Também pretende incentivar os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e promover o contato de estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e/ou tecnológica com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.