Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza a primeira edição do “Café com o colegiado executivo”
INTEGRAÇÃO

HDT-UFT realiza a primeira edição do “Café com o colegiado executivo”

Escrito por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Miércoles, 23 Marzo 2022 10:59 | Última actualización: Miércoles, 23 Marzo 2022 15:06

Com a proposta de abrir um espaço de diálogo entre a governança e o público interno, a Comissão de Humanização (CH) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) inicia o projeto “Café com o Colegiado Executivo”, nesta terça-feira (22), na modalidade virtual. A ideia é que os encontros ocorram uma vez por mês, fomentando a cogestão e a interação intergrupos, transmitindo informações da gestão em um contexto mais simples que o das reuniões formais.

O ouvidor e integrante da CH, Paulo Souza, explica que originalmente esta proposta consistiria em uma roda de conversa, em um contexto de café matinal presencial, aberta aos trabalhadores, pacientes, residentes e estudantes, todavia, diante da pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos, os encontros serão realizados via Teams, enquanto mantiver esse contexto.

Paulo destaca ainda que o projeto tem o objetivo de facilitar a comunicação institucional, ao dar mais visibilidade à temas relevantes que serão ou foram pauta do Colegiado ou do Conselho Consultivo, por exemplo: “Além de servir de espaço para informes de campanhas e/ou ações pontuais; fomentar a cogestão, contribuindo para o conhecimento e participação da comunidade sobre temas da instituição, e incentivar o aumento do grau de comunicação intra e intergrupos, possibilitando um momento de interação entre diferentes equipes e categorias profissionais".

Primeira edição

Este primeiro encontro foi conduzido pelo superintendente Antonio Oliveira e contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre colaboradores, gestores, alunos e residentes. Com a maioria dos participantes com a câmera aberta, o gestor falou dos principais pontos de pauta do Colegiado Executivo tratados recentemente, tais como a contratualização com o Estado, a construção do repouso para os profissionais e também sobre o Laboratório de Simuladores Realísticos e outras questões do ensino.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT