Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFT participa de missão técnica na Acate
premiação

Aluno da UFT participa de missão técnica na Acate

Escrito por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Miércoles, 23 Febrero 2022 09:41 | Última actualización: Miércoles, 23 Febrero 2022 14:42

O doutorando em Biotecnologia da Rede Bionorte na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Éber Eurípedes de Souza, foi o primeiro colocado no concurso de Pitch da IV UNITEC, a Feira Tecnológica Universidade Empresa, organizada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades e instituições de Pesquisa do Tocantins, juntamente com o Sebrae. Como prêmio, ele ganhou uma visita técnica à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis.

A visita foi realizada na última terça-feira (15) e contou com representantes do Sebrae Tocantins e da Prefeitura de Gurupi. O grupo conheceu a Acate, principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e o Sapiens Park e o parque de inovação de Florianópolis.

Para Souza a visita foi importante por possibilitar uma imersão no hub tecnológico e inovador: “Vivenciamos um tempo para ampliar o conhecimento sobre o ecossistema das startups  e conhecer "cases" de sucesso, programas de aceleração e de  interface entre empresas, instituições de ensino e pesquisadores”. Ele destacou ainda, que atividades assim são de extrema importância para abrir horizontes, compartilhamento de experiências motivadoras e que impactam positivamente o modo de pensar e fazer pesquisa aplicada.

“Retornamos com a convicção de que as instituições de ensino conectadas com o setores público e empresarial, podem e devem ser atores na condução da transformação e desenvolvimento que almejamos”, garante Souza.

A coordenadora do NIT da UFT, Cláudia Auler, afirma que a participação dos pesquisadores em  missões técnicas como esta podem acelerar a busca por parceiros, investidores, mentores ou mesmo para ampliar sua base de relacionamentos e ajudar a validar sua ideia ou seu produto/ tecnologia, promovendo a aproximação entre a universidade e o setor produtivo, bem como facilitando o processo de transferência de tecnologia.

A tecnologia premiada

Éber Eurípedes de Souza, para ganhar o prêmio, apresentou a tecnologia "Produção de 5-HMF Bio a partir da casca de camarão". A tecnologia foi desenvolvida em parceria entre UFT e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e apresenta o desenvolvimento de um processo que viabiliza a reutilização de um biopolímero (quitosana) para obtenção de 5-HMF, juntamente com suas aplicações tecnológicas, sendo significativo na perspectiva socioambiental, uma vez que caminha na direção mundial de favorecimento de tecnologias sustentáveis, com baixos impactos ambientais e baixo custo.

A pesquisa leva em consideração que a conversão de biomassa residual em insumos tem sido foco de extensas pesquisas visando à sustentabilidade na produção destes insumos e no reaproveitamento da biomassa descartada por diversas atividades econômicas. Entre os resíduos de biomassa com potencial aplicação econômica, estão os exoesqueletos de crustáceos como as carapaças de camarão, caranguejo, siri – matéria prima escolhida pelos pesquisadores. A escolha se deve por serem compostos de uma classe particularmente versátil para o aproveitamento econômico.

Souza e sua equipe, inclusive aproveitaram a viagem para visitar  produtores de camarão, conhecendo assim a realidade e as oportunidades para parcerias de obtenção da matéria prima de sua tecnologia. Além disso, ele conversou com possíveis parceiros técnicos e estratégicos para investimentos.

Conheça o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT e saiba mais sobre inovação científica e tecnológica clicando aqui

marcador(es): Home,Bionorte,NIT