Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT publicam livro com abordagem multidisciplinar sobre drogas

Professores da UFT publicam livro com abordagem multidisciplinar sobre drogas

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 02 Diciembre 2021 17:56 | Última actualización: Viernes, 03 Diciembre 2021 15:52

livro Drogas, o que sabemos sobre (Divulgação Editora Apris)Bruno Garcia Simões Favaretto, mestre em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), e que já atuou como professor convidado na UFT, e a professora Poliana Guerrino Marson, doutora em Biotecnologia pela UFT, ambos vinculados ao curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas, lançaram no último dia 20/11 o livro intitulado “Drogas: o que sabemos sobre?”, pela editora Appris.

O desenvolvimento da obra contou com a participação dos professores Victor Nepomuceno e Heber Grácio, do colegiado de Medicina; e com as professoras Naima Worm e Janaína Capistrano, vinculadas ao curso de Direito da UFT.

O lançamento preliminar da obra ocorreu na Livraria Leitura, no Capim Dourado Shopping. Há previsão de uma cerimônia de lançamento reunindo todos os autores, com data a ser definida. A obra que é fruto do projeto de extensão “Esclarecendo as Drogas Recreativas”, desenvolvido em 2018, conta com a colaboração de alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

A proposta dos organizadores do livro é discutir a temática através de aspectos históricos, socioeconômicos, legais, políticos, químicos, farmacológicos e biomédicos, com o intuito de proporcionar uma abordagem multidisciplinar sobre o tema das drogas. O objetivo é que a obra sirva como banco de informações consistentes e atualizadas sobre o assunto, que possa auxiliar tanto com a constituição de conhecimentos científicos de profissionais da área da saúde, quanto com o desenvolvimento de um senso crítico de qualquer pessoa que se interesse pela temática, seja ela leiga ou acadêmica  .

Dentro dessa perspectiva, o livro traz conceitos farmacológicos, esclarecendo os fundamentos da Farmacologia e da Neurociência que se relacionam com o tema; aborda aspectos jurídicos; levanta questionamentos sobre as diferentes concepções  históricas e culturais que perpassam a discussão do assunto e como esses elementos impactam no debate sobre proibição  e legalização das drogas no contexto brasileiro.

Favareto, que além de organizar, também ilustra algumas partes da obra, destaca que o livro é importante porque além de trazer informações atualizadas, de forma crítica, multidisciplinar e contextualizada com a realidade brasileira sobre as substâncias psicoativas, o material também contribui para a discussão do tema sob diferentes perspectivas e visões. “A partir desta obra as pessoas podem ter esclarecimento sobre o tema, seja para a vida pessoal, para o exercício da profissão ou para se posicionar socialmente frente a questões políticas e econômicas”, destaca ele.

marcador(es): Direito,Medicina Palmas,Home