Página inicial > Últimas Notícias > Saúde mental é o tema da V Sipat do HDT-UFT realizada nos dias 08 a 12 de novembro
PREVENÇÃO

Escrito por UCS-HDT | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Jueves, 04 Noviembre 2021 07:59 | Última actualización: Jueves, 04 Noviembre 2021 11:16

A quinta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) será realizada nos dias 08 a 12 de novembro, na modalidade virtual, via Teams, com o tema central “Saúde mental”. A programação é voltada para os empregados, residentes e estudantes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), com apoio da Unidade do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST), e conforme explica o presidente da CIPA, engenheiro Thiago Júnior de Carvalho, se constitui de uma ação fundamental para que os colaboradores possam ter ciência dos riscos ocupacionais que estão submetidos diariamente.

“Nessa época de pandemia, onde os ânimos estão baixos e a pressão sobre os colaboradores alta, é de suma importância dar uma atenção especial na saúde mental, porque muitas das vezes ela fica relegada como um problema secundário e quando nos damos conta já está fora do controle”, completa.

A programação pode ser acessada aqui.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT