Página inicial > Últimas Notícias > Brigada de incêndio do HDT-UFT é atualizada com treinamento do Corpo de bombeiros
prevenção

Escrito por Daianni Parreira | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Miércoles, 01 Septiembre 2021 19:04 | Última actualización: Miércoles, 01 Septiembre 2021 19:04

A brigada de incêndio do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filial da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta hoje com 57 membros, após inclusão de novos brigadistas por meio do treinamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (CBPM) de Araguaína (TO), realizado em duas turmas, nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto, com objetivo de atuarem na prevenção e combate a incêndio e atendimento a situações de emergência, ocasionada por sinistros.

O técnico em segurança do trabalho, Maicon Lúcio dos Santos Fiaes explica que essa atualização atende ao disposto na legislação aplicável, especialmente a norma técnica n° 12, do CBPM, a qual determina que a formação de nova equipe de brigadistas deverá ser anual. Além disso, ressalta que o hospital possui todos os itens de segurança e estrutura técnicas. “A unidade de saúde está devidamente alinhada com a legislação vigente no que tange à parte estrutural e equipe treinada para atendimento em eventuais situações de sinistros envolvendo incêndio”.

Todo o hospital está equipado, com extintores e mangueiras de incêndio, iluminação de emergência, e demais sinalizações previstas em lei. A formação da brigada de incêndio é uma obrigação necessária para a obtenção do Certificado de Aprovação ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este documento certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, contemplando medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas, que possam garantir à edificação proteção no segmento de segurança.

O sargento Marques esclarece que a brigada em a função de atuar na prevenção e no combate aos princípios de incêndio, pois todo incêndio começa com um princípio, é o pequeno que pode ser controlado se tiver pessoal capacitado e treinado. “Dentro desta visão, o curso atendeu as expectativas porque teve a parte teórica e prática, e os participantes mostraram bastante proatividade e interesse, foram submetidos ao uso de todos os tipos de extintores de pó e de água, além dos primeiros socorros. Esse é um curso de duração curta, mas que traz conhecimento de noções básicas e fundamentais para salvar vidas e também o patrimônio”, finalizou.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT