Página inicial > Últimas Notícias > “As mãos que cuidam merecem cuidados” é tema de ação promovida para os trabalhadores do HDT-UFT
PREVENÇÃO

Escrito por Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 29 Julio 2021 08:45 | Última actualización: Jueves, 29 Julio 2021 09:00

Na última terça-feira (27), data em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes, foi realizada pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST), a ação virtual “As mãos que cuidam merecem cuidados”, direcionada aos colaboradores/as do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com o técnico em segurança do trabalho e mediador da ação, Maicon Lúcio dos Santos Fiaes, o evento teve o objetivo  de alertar os profissionais do HDT-UFT acerca das consequências pessoais, econômicas e sociais dos acidentes e doenças ocupacionais, enfatizando a importância das ferramentas e senso de prevenção: “Acreditamos que o objetivo foi atingido, considerando que os participantes serão semeadores do comportamento prevencionista”.

Ainda conforme Fiaes, a prevenção deve ser encarada como algo imprescindível, a qual busca alcançar níveis de excelência: “A sociedade em que há acidentes graves e enfermidades acometendo os trabalhadores cotidianamente é considerada ‘doente’, na qual não há bem-estar social. Para tanto, investir em ferramentas e ações de prevenção, especialmente comportamental - como abordado por um dos mediadores-, é o remédio”, concluiu.

A programação contou com abordagens sobre o histórico e origem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho; panorama dos acidentes ocupacionais no Brasil, entre 1970 e 2020, e apresentação das comissões de prevenção de acidentes e saúde do trabalhador do HDT-UFT, tais com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS), Comissão de Humanização, Assistência Social e Vigilância.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT