Página inicial > Últimas Notícias > Saúde e Criatividade no trabalho remoto é tema de palestra no Youtube
DIA DO TRABALHADOR

Saúde e Criatividade no trabalho remoto é tema de palestra no Youtube

Escrito por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 13 Mayo 2021 08:39 | Última actualización: Jueves, 13 Mayo 2021 17:06

Que tal pensar sobre as possibilidades de ação, de potência de vida, mesmo diante do caos da pandemia, que nos levou ao trabalho remoto há mais de um ano? Esse é um dos objetivos da palestra Saúde e Criatividade no trabalho remoto, que será ministrada pelo canal da UFT no Youtube, nesta quinta-feira (13), das 19h às 21h.
O evento é organizado pelo setor de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com os sete câmpus e cursos da Universidade. A palestra será aberta com uma apresentação cultural com o cantor e compositor tocantinense, Alex Eduardo. Em seguida o Dr. Fernando de Oliveira Vieira (UFF) e a Dra. Leda Gonçalves de Freitas vão abordar o assunto, com a mediação da professora da UFT Lilian Ghizoni.
Iniciativa
Ariadne Feitosa, coordenadora de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho da UFT, explica que a escolha do tema foi em virtude da emergente necessidade de debater o trabalho remoto, visto que, os servidores não foram preparados para esse modelo de trabalho e ainda assim inseridos nele pela necessidade de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19: “Embora a pandemia tenha afetado o trabalho, existem mecanismos para exercitar a criatividade no trabalho e manter a entrega de trabalho de qualidade valorizando os talentos dos servidores”, ressalta ela.
Liliam Ghizoni destaca que outro ponto determinante para a escolha do tema foi a preocupação com alunos e servidores sobre as formas de enfrentamento que cada um tem adotado durante a pandemia.
Enfrentando o problema
Ghizoni lembra que alunos e servidores estão vivendo a universidade de dentro das suas casas de maneira muito diferente: “há aqueles que não se identificam com a universidade, há os que estão no terceiro período e nunca pisaram na sede da UFT, não conhecem os colegas de turma, algo inimaginável para um curso presencial, e, há os que estão se sentindo sobrecarregados com tanto tempo de tela, então falarmos das possibilidades de saúde é imprescindível”.
Do outro lado estão os servidores, como ponderado por Ariadne, servidores estes que tiveram ou estão com dificuldade na transição do trabalho (modelo presencial), para o modelo de trabalho remoto. “Existem dificuldades em vários âmbitos, tais como a dificuldade em lidar com a pressão do trabalho remoto associado com a rotina da casa e da família; dificuldade na comunicação e relações sociais com a equipe no trabalho remoto; dificuldade em lidar com a quantidade de videoconferências que vieram com o trabalho remoto; dentre outros”.
Destaca-se ainda, que embora muitos servidores esbarraram na dificuldade do trabalho remoto, existe também, muitos outros que conseguiram se adaptar rapidamente ao trabalho remoto e tem conseguido exercer o trabalho de forma criativa.
Ajuda
Como a palestra pode contribuir neste aspecto? Lilian fala que a mesma pode contribuir para pensarmos, por exemplo, formas de reação, de sofrimento criativo, de alternativas de saúde que podem servir de ânimo para quem está cansado de tudo isso, sobretudo por não estarmos sozinhos neste barco.
Para auxiliar neste processo a Progedep, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho (CQVT), desde abril de 2020, vem desenvolvendo o Projeto “Transpor: Reconstruindo qualidade de vida e saúde em meio à pandemia”. O projeto tem o objetivo ofertar ações que promovam qualidade de vida e melhoria da saúde do servidor no período de pandemia e pós-pandemia decorrente do Coronavírus, visando à qualidade de vida e bem estar dos servidores da UFT e desta maneira mitigar os efeitos da pandemia.