Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Propriedade Intelectual: conheça o papel do NIT
inovação

Dia Mundial da Propriedade Intelectual: conheça o papel do NIT

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Lunes, 26 Abril 2021 15:39 | Última actualización: Lunes, 26 Abril 2021 16:33

O dia 26 de abril é celebrado como o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data de hoje tem o objetivo de promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no encorajamento da inovação e da criatividade.

Você sabia que a UFT tem um setor especialmente voltado à inovação?

É o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq).

Segunda a diretora do NIT da UFT, Claudia Auler, é cada vez mais importante fomentar a proteção legal do conhecimento gerado na forma de patentes, softwares, marcas, cultivares entre outros ativos de propriedade intelectual. "A proteção garante aos pesquisadores e à UFT reconhecimento e retorno financeiro pelo que inventaram ou criaram, trazendo segurança sobre seus ativos imateriais".

Nesse sentido, o NIT tem como um dos seus principais papéis efetuar a proteção das inovações e criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da UFT junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como estimular a cultura da propriedade intelectual de modo a despertar nos membros da comunidade acadêmica o interesse pela proteção das pesquisas desenvolvidas nas dependências da instituição.

O trabalho do NIT é para orientar os pesquisadores quanto à propriedade intelectual, como legislação e realização de cursos e palestras, além de divulgar as tecnologias geradas na universidade.

Quanto os pesquisadores da UFT já inventaram?

A UFT possui uma patente internacional, protegida na China, Estados Unidos e Japão. Além dessa, segundo o NIT, a UFT ainda tem uma grande quantidade de pedidos de patentes depositados junto ao INPI, outros em processo de tramitação e diversos softwares.

Em 2019, de acordo com o INPI, a UFT foi a 20ª instituição brasileira que fez mais depósitos de programas de computador.

Confira o total abaixo:

Tipo de Patente
Quantidade
Programas de computador (Concedidos)
Pedidos de Patentes depositados
Processos em Tramitação